A duplicação desacelera

Previsto para começar até o final de julho, o Estudo de Impacto Ambiental das obras de duplicação da BR-470 entre Navegantes e Indaial ainda não está sendo elaborado. Apesar de a empresa vencedora ter sido anunciada na segunda semana de junho, o contrato não foi assinado, o que impede o início dos serviços. A previsão havia sido anunciada pelo Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit).

O mesmo ocorre com o Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental, que já tem empresa responsável, mas sem contrato assinado em Brasília. A licitação do Projeto Executivo, em andamento desde o final de julho, prevista para ser concluída em setembro, também atrasou e só deve ser finalizada em novembro.

O Dnit afirma, porém, que a assinatura dos contratos ainda está dentro do prazo de contratação e os atrasos são "normais", devido a procedimentos de documentação e caução.

Apesar das contradições nas previsões, o Dnit prossegue com a intenção de finalizar os três processos – Projeto Executivo, Estudo de Impacto Ambiental e Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica – até o final do primeiro semestre de 2009. Se o cronograma for respeitado, a licitação para escolher a empresa responsável pela execução da obra deve ocorrer por volta de julho do ano que vem e, ainda no segundo semestre, as máquinas podem chegar às pistas.

Passo fundamental para a liberação do início das obras, o Estudo de Impacto Ambiental será feito pela empresa Prosul, de Florianópolis. Os trabalhos incluem ainda o Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente e o Plano Básico Ambiental, que serão apresentados para o Ibama, órgão responsável por analisar e autorizar o desmatamento de áreas verdes às margens da rodovia.

Após a formalização dos serviços entre as empresas vencedoras e o Ministério dos Transportes, os serviços começam imediatamente.

 

O que dizem os correspondentes 470

Para conseguir a licença do Ibama para executar a obra, de acordo com a legislação ambiental, o Dnit precisa apresentar o EIA-RIMA, que é composto pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (RIMA)

Estudo de Impacto Ambiental (EIA): diagnóstico detalhado das condições ambientais da área de influência do projeto antes e depois de sua implantação. Faz uma análise das conseqüências da realização das obras, mostrando os aspectos negativos e positivos, além de apresentar medidas amenizadoras dos impactos da duplicação sobre o meio ambiente

Relatório de Impacto sobre o Meio-Ambiente (RIMA): documento que trará as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), em linguagem acessível, sendo apresentado para a comunidade afetada pelas obras, através de audiências públicas

Quem fará o estudo

O EIA-RIMA será feito pela empresa Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda, de Florianópolis. A empresa foi escolhida através de licitação, finalizada na primeira quinzena de junho. Os estudos custarão R$ 1.181.920,74

Fonte: Ibama, Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit)

Acompanhe a duplicação

Inclusão da duplicação no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em janeiro de 2007

Lançamento do edital de licitação do projeto executivo, em junho de 2008

Início da elaboração do Estudo de Impacto Ambiental, prevista para ocorrer até o final de julho

Conclusão da licitação do Estudo de Viabilidade, prevista para ocorrer até o final de julho

Início do processo de licitação do projeto executivo, em 29 de julho

Conclusão da licitação do projeto executivo, prevista para ocorrer até final de setembro

Entrega do Estudo de Impacto Ambiental e Estudo de Viabilidade e conclusão do projeto executivo, previstos para ocorrer até final de junho de 2009

Início da licitação para execução da obra, previsto para começar em julho de 2009

Início das obras de duplicação, previsto para ocorrer até outubro de 2009

Término das obras de duplicação, prevista para ocorrer até final de 2010

O que dizem os correspondentes 470 (VER ANEXO 48)

Como é feito o estudo de impacto ambiental (VER ANEXO 49)

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11432.
Editoria: Geral.
Jornalista: Rafael Waltrick (rafael.waltrick@santa.com.br).