Dilma garante 470 duplicada até 2010

Blumenau – Em visita a Blumenau, sexta-feira à noite, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), garantiu que a BR-470 estará duplicada até o fim de 2010 e que os recursos para a obra já estão assegurados pelo governo federal. Dilma disse que o atraso no Estudo de Impacto Ambiental da obra – o contrato ainda não foi assinado – não vai prejudicar o andamento dos trabalhos.

– A obra irá começar em 2009 – assegurou.

Dilma Rousseff veio à região para participar de um evento de campanha do candidato a prefeito de Blumenau Décio Lima (PT) no Caça e Tiro Blumenauense. Ela pernoitaria em Blumenau e seguiria para Criciúma no sábado. Cogitada para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2010, a ministra aproveita as noites de sexta-feira e fins de semana para fazer campanha junto aos deputados petistas.

Sobre novos investimentos do governo federal no Vale do Itajaí, Dilma preferiu não especificar nenhuma obra, dizendo apenas que estão previstos R$ 17 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Santa Catarina. Perguntada sobre a proposta de federalização da Furb, ela reconheceu que ainda desconhece o pleito. Dilma lembrou da vocação tecnológica de Santa Catarina e de Blumenau, dizendo que isso os coloca em situação de importância estratégica para o salto de desenvolvimento que o país pretende dar.

Embora os petistas temessem que o tempo ruim de sexta-feira pudesse atrapalhar a visita da ministra, ela pousou às 18h30min no Aeroporto Quero-Quero. Seguiu para o Hotel Himmelblau e às 19h15min já estava no quarto, onde descansou por cerca de uma hora. Às 20h30min, a ministra partiu para o Caça e Tiro Blumenauense acompanhada de Décio, da deputada estadual Ana Paula Lima (PT), da senadora Ideli Salvatti (PT) e do ministro da Pesca, o catarinense Altemir Gregolin (PT).

No clube, além de militantes e dirigentes do partido, estavam à espera dela a presidente estadual do PT, Luci Choinacki, e a filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lurian Silva. Dilma veio a Blumenau para para reforçar a candidatura de Décio Lima, a quem chamou de "um gestor qualificado para resolver os problemas sociais urbanos".

"O estudo ambiental da BR-470 sai ainda este ano"

Entrevista: Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil

Cotada para concorrer à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Dilma Rousseff (PT) exerce papel semelhante ao de um primeiro-ministro no governo federal. Despacha sobre as questões mais importantes da infra-estrutura do país e é a verdadeira xerife do andamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Hospedada no hotel Himmelblau, ela falou ontem com exclusividade ao Santa:

Jornal de Santa Catarina – A assinatura do convênio para o Estudo de Impacto Ambiental para duplicação da BR-470 ainda aguarda tramitação em Brasília. Esse atraso pode prejudicar o andamento da obra?

Dilma Rousseff – Este processo segue o trâmite normal, não há atrasos. Ele sai ainda este ano e em 2009 a obra terá início, ficando pronta ainda em 2010.

Santa – A senhora apostaria nessa possibilidade?

Dilma – Não só apostaria, como vou trabalhar para isso acontecer.

Santa – Se o partido a escolher, a senhora aceitará ser candidata a presidente em 2010?

Dilma – Esta pergunta já está com a validade vencida (risos).

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11428.
Editoria: Política.
Página 9.
Jornalista: Rodrigo Pereira (rodrigo.pereira@santa.com.br).