Entrevista: João José dos Santos – Superintendente do Dnit
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura (Dnit) em Santa Catarina, João José dos Santos, veio ontem a Blumenau para uma assembléia da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí. A convite da associação, prestou contas sobre a duplicação da BR-470. Assegurou que os estudos de Impacto Ambiental e de Viabilidade Técnico-Econômica devem ser contratados na próxima semana e que as obras, previstas para começar em 2009, devem contemplar primeiramente o trecho entre Blumenau e Indaial.
Jornal de Santa Catarina – As empresas que farão o Estudo de Impacto Ambiental e Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica já foram escolhidas, mas ainda não estão contratadas. Qual a previsão para que comecem os trabalhos?
João José dos Santos – Tanto o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental) quanto o Estudo de Viabilidade devem ser contratados no início de novembro. Os contratos estão em Brasília e não foram assinados devido a detalhes técnicos. A greve dos servidores do Dnit atrapalhou o processo.
Santa – Em quanto tempo eles serão concluídos?
Santos – O EIA-RIMA é bem demorado, leva quase um ano para ser feito. Mas esperamos que o estudo corra bem e esteja concluído até o final do primeiro semestre do ano que vem. A produção do Estudo de Viabilidade é mais rápida, leva em média quatro meses. A idéia é ter os dois estudos e o Projeto Executivo prontos até final do primeiro semestre de 2009 para podermos licitar a obra no segundo semestre.
Santa – Como está a licitação do Projeto Executivo?
Santos – As propostas técnicas foram abertas e pretendemos escolher a empresa até o final de novembro. Assim, os estudos e a elaboração do projeto correm juntos, permitindo que possamos começar as obras de duplicação até o final do ano que vem e concluí-las até o final de 2010. A BR-470 é a prioridade no contexto das rodovias federais em Santa Catarina.
Santa – Por onde vão começar as obras de duplicação?
Santos – A duplicação considera o trecho de Navegantes a Indaial, mas sabemos que o principal problema na região é o trecho entre Blumenau e Indaial. Travessias urbanas são sempre o grande calo das BRs. Duplicando entre Blumenau e Indaial já resolvemos boa parte do problema e, certamente, vamos defender o início das obras ali. Navegantes é outro trecho que pode ser priorizado devido ao desenvolvimento do porto.
Santa – A Via Expressa, em Blumenau, foi liberada ao tráfego até a BR-470, mas sem o viaduto, que não tem data para ser construído. Há alguma chance da construção do viaduto fazer parte das obras de duplicação da BR-470?
Santos – Certamente. Os recursos para a construção do viaduto da Via Expressa estão garantidos no orçamento das obras de duplicação. A intenção é agilizar a obra, até porque ela tem papel fundamental para o trânsito da BR-470 em Blumenau.
Santa – O viaduto da Mafisa, em obras desde setembro do ano passado, sofre um impasse. A desapropriação de parte dos terrenos ainda não foi feita e o viaduto pode atrasar. O Dnit acompanha o processo?
Santos – O Dnit desapropriou alguns terrenos para o início da obra. Agora, não temos mais como assumir essa outra parte, pois os terrenos não estão na faixa da rodovia federal. Quanto às desapropriações que faltam, contamos com o trabalho conjunto entre a prefeitura e o Estado. Os recursos para as indenizações devem ser liberados em breve.
O que falta para a duplicação da BR-470 (VER ANEXO)
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11445.
Editoria: Geral.
Jornalista: Rafael Waltrick (rafael.waltrick@santa.com.br).