Deputados estaduais aprovaram, ontem à tarde, depois de muitas costuras internas, autorização para que o governo do Estado contrate operação de empréstimo de US$ 300 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para investir em acessos rodoviários, o chamado BID V.
O projeto havia sido encaminhado pelo Executivo ainda antes da eleição, sem regime de urgência, mas acabou levando o selo de urgente pela demora na tramitação. Agora, a proposta passa pelo crivo da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado porque a União será a avalista do negócio.
A aprovação na sessão plenária em dois turnos foi bastante tranqüila, tanto que alguns deputados do PT, PP e PSDB, para fazer uma brincadeira com o líder do governo Herneus de Nadal (PMDB), retiraram-se do plenário segundos antes da votação. Assustado, Herneus teceu elogios e parabenizou o esforço da oposição na costura da proposta e viu os colegas, rindo, do lado de fora do plenário.
O líder do governo assegurou que foram acatadas todas as emendas do PP e do PT, o que favoreceu para que as duas bancadas aprovassem a autorização. Porém, deixou clara a apreensão que ronda o meio político de que a crise mundial possa afetar a negociação.
Líderes de bancadas discutem calendário
No final da tarde, os líderes das bancadas reuniram-se com o presidente da Assembléia, Julio Garcia (DEM), para conversar sobre o calendário de atividades dos próximos dias. A partir de hoje acontecem 10 audiências públicas em cidades do interior para debater o Código Estadual do Meio Ambiente. O projeto estabelece as normas gerais de proteção e melhoria da qualidade ambiental e é bastante polêmico.
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8247.
Editoria: Política.
Página: 12.
Jornalista: Ana Minosso.