Blumenau quer entrar na rota do WTTC

BLUMENAU – A assinatura do contrato para o Estado sediar o Congresso Mundial de Turismo em 2009 traz expectativa de aquecimento do setor no município. O evento ocorre em Florianópolis, de 13 a 15 de maio, com a presença de 700 empresários internacionais. A programação do evento não começou a ser discutida, mas há possibilidade de serem criados roteiros alternativos para levar os participantes a outra regiões do Estado, inclusive ao Vale do Itajaí, adiantou ontem o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau (CDL) e integrante do Conselho Estadual de Turismo, Marcelino Campos.

– Com isso, poderemos esticar a permanência dos visitantes no Estado – complementa Campos.

Em razão da assinatura do contrato em Londres, segunda-feira, uma reunião do conselho, marcada para ocorrer no mesmo dia em Florianópolis, foi adiada, conta Marcelino. Segundo o conselheiro, optaram por aguardar a chegada da comitiva que acompanhou o governador Luiz Henrique da Silveira da Inglaterra, para começar a discutir a logística do evento.

– Com a presença deles, teremos mais subsídios para discutir, por exemplo, a necessidade de vôos alternativos para transportar os participantes – exemplifica Campos.

A promoção de roteiros ao Vale do Itajaí durante o fórum é aguardada por representantes do setor em Blumenau. Todos concordam que isso só será possível mediante parceria entre Estado, Conventions & Visitors Bureau e secretarias de Turismo dos municípios.

– Blumenau está à frente. É bonita e tem o que mostrar. Nossas caraterísticas germânicas estão preservadas. Também poderíamos organizar uma minioktoberfest – sugere o presidente do Convention em Blumenau, Luciano Monteiro Bem.

O clima também pode contar pontos a favor de Blumenau, acredita o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região, Emil Chartouni:

– Já que em maio não é mais verão, podemos levar vantagem em relação ao Litoral. Ainda mais que temos o diferencial de estar no centro do Vale Europeu.

O secretário de Turismo de Blumenau, Norberto Mette, acredita que o congresso também implicará numa mudança de comportamento do setor:

– O evento irá trazer novos conceitos sobre turismo a toda Região Sul. O que é muito importante, pois a iniciativa privada ainda investe pouco e há muitos

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11467.
Editoria: Economia.
Jornalista: Daiane Costa (daiane.costa@santa.com.br).