Servidores dos municípios da Ammvi recebem treinamento sobre o Regin.

BLUMENAU – Capacitar os servidores públicos para operacionalizar o sistema Registro Mercantil Integrado (Regin) foi o objetivo do treinamento promovido pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), no dia 6, na Uniasselvi, em Blumenau. Esta segunda etapa da capacitação para implantação do Regin nos municípios do Médio Vale contemplou os servidores públicos municipais envolvidos com o processo de emissão de alvarás de funcionamento de empresas.

Na capacitação, o instrutor e coordenador do Centro de Tecnologia da Informação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Emerson Souto, apresentou a análise e validação dos parâmetros cadastrados no sistema Regin, realizou o treinamento prático de operacionalização do sistema, apresentou ainda os procedimentos de suporte técnico, a estrutura física e conectividade, e a integração das entidades (prefeitura, vigilância sanitária, corpo de bombeiros, Receita Federal e Secretaria de Estado da Fazenda).

Para a contadora da Ammvi, Valdete Korz, a principal vantagem do Regin está na simplificação e desburocratização do registro, bem como na legalização de empresas. "Por meio do portal do município, o cidadão terá fácil acesso às informações e orientações para abertura, alteração e extinção de uma empresa, além de todo acompanhamento durante o processo" afirma.

Além de esclarecer dúvidas e expor algumas ações sobre a aplicação do Regin, o treinamento oportunizou ainda aos servidores conhecer o sistema de forma prática. "Cadastramos uma empresa pelo site da Jucesc em um município teste. Depois fizemos as liberações e acompanhamos o andamento do processo de abertura da empresa até sua conclusão" explica Ricardo Sorroche, técnico de informática da Associação.

Participaram do evento os servidores das prefeituras de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba e Pomerode. O projeto Regin, desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), está sendo implantado nos municípios catarinenses com o apoio das associações de municípios, Fecam, Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e Brasil Telecom.

Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1030.
Editoria: Regional.
Página: 10.