Reunião frusta empresários

O desfecho da reunião desagradou uma parcela dos empresários, já que uma pequena parte esperava o anúncio de medidas práticas. O presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Ricardo Stodieck, aguardava notícias sobre financiamentos para pessoas físicas e jurídicas, alterações nas regras do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e postergação do pagamento de impostos federais, ações que ele considera "fundamentais para a sobrevivência das empresas e manutenção dos empregos".

Uma das articuladoras da reunião, a senadora Ideli Salvatti (PT) procurou amenizar a frustração afirmando que o presidente Lula irá anunciar novas medidas ainda esta semana. Na sexta-feira, o presidente visita as regiões de Itajaí e Blumenau, quando deve detalhar os repasses e investimentos feitos pelo governo federal em Santa Catarina. O socorro aos empresários também deve ser anunciado durante a passagem de Lula pelo Estado.

Para viabilizar essa apresentação, na segunda-feira o presidente ordenou aos ministros envolvidos com a reconstrução do Estado que elaborassem um relatório detalhado do trabalho feito até esta semana. Dos R$ 1,3 bilhão reivindicados, pelo menos R$ 480 milhões (40%) já estão previstos na medida provisória assinada pelo presidente Lula há duas semanas.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11492.
Editoria: Política.