Mais de mil desabrigados

BRUSQUE – Apesar da redução da chuva, o ecoar das sirenes não dá folga em Brusque. A Defesa Civil contabiliza mais de mil desabrigados. Foi preciso elevar o número de abrigos de quatro para oito para atender a população. A maioria dos atendimentos é de famílias que sofrem com deslizamentos de terra. O aparecimento do sol durante a tarde de segunda-feira e a diminuição do nível do Rio Itajaí-Mirim para 6,20 metros domingo à noite estava 7,40 metros acima do nível normal não foram suficientes para amenizar os alagamentos. No entanto, a trégua da chuva permitiu que a equipe da Secretaria de Obras começasse a trabalhar.

– Na minha rua a água chegou a um metro de altura. Senti muito medo de perder tudo. Agora que a chuva parou um pouco, o negócio é limpar a lama – relata o servente Ivanildo de Jesus Ribeiro Filho, 23 anos, morador do Bairro Santa Terezinha.

Em muitas ruas, o alagamento deu lugar a uma grossa camada de lama. Por todos os cantos, pessoas tentam limpar um pouco do que sobrou. Segundo o presidente da Defesa Civil, Tarcísio Souza, o local menos atingido pelas chuvas foi o Centro:

– Todos os bairros estão em situação crítica. Não há como mapear a pior situação – relatou.

Próximo passo é reconstrução de estradas, diz Defesa Civil

Souza destacou que o próximo passo é a reconstrução das vias e rodovias para facilitar o acesso dos bombeiros, ambulâncias e outros veículos de resgate aos locais afetados. A presença do governador Luiz Henrique da Silveira, ontem de manhã, num vôo sobre a cidade, garantiu o reforço de máquinas que auxiliarão as obras.

Desde o início das chuvas e da situação de emergência uma pessoa morreu, vítima de soterramento, no Bairro Cerâmica Reis. A Polícia Militar não tem registros de saqueamento, ação costumeira em casos de enchentes.

Serviço

Doações – A Defesa Civil pede à comunidade que colabore com a doação de alimentos e produtos de higiene. As doações podem ser entregues na Defesa Civil, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros, na Avenida Beira-Rio.

Educação e saúde

– As aulas da rede estadual e municipal estão suspensas hoje

– A Secretaria de Saúde informou que as unidades de saúde dos bairros Dom Joaquim, Jardim Maluche, Cedrinho, Guarani, Santa Luzia, Águas Claras e Bateias estão em funcionamento normal. Os demais estão prestando serviços nos abrigos dos bairros onde têm sede

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11478.
Editoria: Geral.
Jornalista: Andréa Artigas (andrea.artigas@santa.com.br).