BLUMENAU – Os desabrigados e vítimas de enchentes no Vale do Itajaí poderão contar com a ajuda dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O superintendente regional da Caixa Econômica Federal do Vale, Jacemar Bittencourt de Souza, disse que em situações como essa normalmente o dinheiro é liberado. No entanto, não há prazo para a liberação.
O primeiro passo para que isso ocorra é a assinatura do decreto de calamidade pública no município e no Estado, e um decreto do Ministério de Integração Nacional – baseado em laudo da Defesa Civil. O laudo e este último decreto ainda não foram assinados. Assim que forem concretizados – o que Bittencourt estima que aconteça dentro de 15 dias – as pessoas terão três meses para sacar o dinheiro.
Cada caso será analisado separadamente pela Defesa Civil. A única dúvida que ainda não foi esclarecida é o caso dos moradores das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú, também atingidos pela enxurrada nesta semana. A legislação fixa um intervalo de 12 meses entre os saques e estes moradores já haviam resgatado o FGTS este ano, em função de enchentes localizadas. Ainda não se sabe se eles terão tratamento diferenciado.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11479.
Editoria: Geral.