Quatro áreas isoladas

BLUMENAU – São quatro as áreas incomunicáveis no município: Rua Silvano Cândido da Silva, Bairro Vorstadt; Morro da Laguna, final da Rua Hermann Lang, no Bairro Fidélis; Rua Oscar Burger, no Valparaíso, e 70% do Bairro Progresso. O comandante do 3º Batalhão dos Bombeiros Militares de Blumenau, Carlos Olimpio Menestrina, estima que as áreas isoladas sejam liberadas até o final de semana.

A principal preocupação é chegar a todos os pontos do Bairro Progresso. A localidade estava totalmente isolada até terça-feira à tarde, quando a cabeceria de uma das pontes de acesso foi parcialmente reconstruída por funcionários da prefeitura. A passagem só é possível a pé, de bicicleta ou com motocicleta.

– Estamos centrando forças na liberação dessas áreas para restabelecer comunicação e contabilizar os estragos. Avançamos até o Rua Júlio Heidein. Mas ainda é pouco. Não temos a dimensão do que está acontecendo no Progresso – disse Menestrina.

Exército, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda de Trânsito e Defesa Civil estão no Progresso. Tentam avançar por entre as ruas interditadas em virtude da queda de barreiras. Ainda não é possível chegar com segurança ao Bairro Jordão. O acesso está tomado por lama e árvores caídas.

– Sabemos que há pessoas isoladas nessa região e uma das prioridades é resgatá-las o mais rápido possível – alertou Menestrina.

Em Gaspar, os bairros Gaspar Alto e Arraial ainda estão isolados, de acordo com o tenente Alcione Amilton de Fragas, comandante do 4º Pelotão de Bombeiros Militares de Gaspar. Os bairros mais castigados foram Sertão Verde, Belchior Alto, Coloninha, Figueira, além do Gaspar Alto e Arraial.

Um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) auxilia na abertura das áreas isoladas. A aeronave levou ontem à tarde remédio e água para os dois bairros. Dezesseis bombeiros militares estão nessas áreas acalmando as famílias ilhadas.

– Quando entramos em áreas até então isoladas, somos recepcionados com abraços fortes. Famílias inteiras dentro de casa, só esperando o morro desabar. Jamais esqueceremos isso – relatou Fragas.

A situação em Timbó está controlada, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros do município. Os trabalhos estão concentrados na busca pelos corpos de duas pessoas, no Bairro Mulde, no Morro Azul. Retroescavadeiras e voluntários trabalham desde domingo à noite no local.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11480.
Editoria: Geral.
Página:
Jornalista: Raffael do Prado (raffael.prado@santa.com.br).