Depois de ter decretado estado de emergência, por 180 dias, em todo o território catarinense, no sábado, o governador Luiz Henrique conversou por ontem telefone com o presidente Lula para reforçar o pedido de auxílio à região de Blumenau, principalmente com helicópteros nas áreas isoladas da cidade.
Ao presidente, o governador disse que o maior problema na região é a chuva constante.
Por determinação do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, após contato do governador Luiz Henrique, o secretario Nacional de Defesa Civil, Roberto Costa Guimarães deveria viajar ainda ontem para Florianópolis para auxiliar nas ações de resposta ao desastre que assola Santa Catarina, em virtude das fortes e constantes chuvas.
Luiz Henrique também pediu apoio aos governadores do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), e do Paraná, Roberto Requião (PMDB), para auxiliar a Defesa Civil catarinense a atender as famílias atingidas pelas chuvas. De acordo com uma nota divulgada pela Defesa Civil, o governo gaúcho já providenciou um depósito com colchões, cobertores e travesseiros, que já estão sendo transportados.
O governo federal também está contribuindo com o envio de mais colchões, cobertores, alimentos, medicamentos e matérias de limpeza. Dois aviões C-130, os chamados Hércules, foram disponibilizados pela Aeronáutica para fazer o transporte dos suprimentos, caso seja necessário.
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8266.
Editoria: Reportagem Especial.
Página: 4.