Reconstrução domina agendas

BLUMENAU – Ações voltadas ao reparo de estragos causados pela enchente de novembro estão dominando a agenda da primeira semana de trabalho de prefeitos de Blumenau e região. Também estão na pauta reuniões com servidores e secretários ou visitas às secretarias e departamentos. Reeleito em Blumenau, João Paulo Kleinübing (DEM) dedica a primeira semana à discussão sobre as moradias temporárias para os desabrigados. De quarta a sexta-feira pretende finalizar a visita aos 29 abrigos.

Na próxima semana, Kleinübing deve ir a Brasília tratar de recursos para a construção das primeiras moradias para quem perdeu a casa.

As primeiras ações pelo Vale

Gaspar

– A recuperação dos estragos causados pela cheia é prioridade na agenda do prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi (PT). Além de discutir a viabilização de moradias provisórias, tenta emprestar equipamentos junto ao governo do Estado para a abertura de ruas e desobstrução de rios.

Timbó

– As chuvas fortes dos primeiros dias do ano deram trabalho ao chefe do Executivo em Timbó, Laércio Schuster Júnior (PP). Ele visitou localidades alagadas ou com quedas de barreira. Treze famílias ficaram desalojadas. Schuster também assinou uma portaria que instala no município a Defesa Civil. Antes, o órgão era vinculado à Secretaria de Obras.

Pomerode

– Em Pomerode, além da reconstrução está na pauta do prefeito Paulo Pizzolatti (PP) a organização da Festa Pomerana, que ocorre de 16 a 25 de janeiro.

Indaial

– O prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos (PMDB), pretende definir uma agenda de execução das prioridades de cada secretaria, como a necessidade de normalização do calendário de coleta de lixo no município.

Brusque

– Um dos primeiros atos do prefeito Paulo Eccel (PT) foi a assinatura de um decreto que estabelece a suspensão de novos loteamentos e desmembramentos por 90 dias. O decreto também proíbe por 30 dias o corte de vegetação ou terraplanagem. Eccel também mudou o horário de atendimento da prefeitura do período da tarde para o comercial, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11515.
Editoria: Política.