Limpeza urbana e retomada das aulas são as prioridades

BLUMENAU – Quase dois meses após a tragédia de novembro, o prefeito João Paulo Kleinübing (DEM) e a diretoria da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) discutiram as prioridades de reconstrução para os próximos dias. Ao lado do secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Paulo França, o prefeito apontou que a normalização da coleta de lixo e a limpeza de ruas, assim como a retomada das aulas nas escolas municipais e estaduais, demandam ações emergenciais:

– Assumo que a nossa coleta de lixo e limpeza geral não estão no padrão ideal. Ainda há muita sujeira nas tubulações e, a cada chuva, nosso trabalho fica comprometido.

Até o dia 31, como frisou o prefeito, a empresa contratada para a coleta de lixo deve levar o processo de recolhimento à normalidade. Durante a reunião com a diretoria da Acib, ontem à tarde, na sede da entidade, o prefeito demonstrou preocupação com o início do novo ano letivo.

Duas escolas da rede municipal foram totalmente destruídas: Júlia Strzalkowska, no Bairro Valparaíso, e Tiradentes, no Vorstadt. Além disso, a recuperação dos acessos às escolas que não foram danificadas fazem parte de um pacote de prioridades para os próximos dias. A ponte da Rua Bruno Schreiber, no Progresso, por exemplo, será reformada para que pedestres e ciclistas circulem em segurança.

– Inicialmente, todas as pontes que ofereçam ligação às escolas e sejam passagem obrigatória de alunos serão reformadas – garantiu Kleinübing.

Com a proximidade do ano letivo, Estado e município adotaram medidas para garantir que os alunos das escolas destruídas não fiquem sem aula.

– Haverá um compartilhamento na educação. Os alunos da escola do Valparaíso (Júlia Strzalkowska) estudarão, temporariamente, na Escola Arno Zadrosny. Já os estudantes da Tiradentes terão aulas no Pedro II – explicou Paulo França.

"Assumo que a coleta de lixo e a limpeza geral não estão no padrão ideal. A cada chuva, nosso trabalho fica comprometido"

João Paulo Kleinübing, prefeito de Blumenau

Reunião também serviu para cobranças

O encontro entre empresários, governos municipal e estadual se deu em clima cordial. Mas o prefeito João Paulo Kleinübing cobrou do Estado mais agilidade e menos burocracia na liberação de verbas. Já os empresários exigiram prazos da administração municipal e do secretário Paulo França.

Um programa de trabalho, documento que especifica as obras necessárias a Blumenau e quais execuções são prioridade, está sob análise da Defesa Civil nacional. Aos ouvintes, Kleinübing disse aguardar:

– Eu sei que todos queremos ver o início efetivo das obras, entretanto, nos vemos às voltas com a burocracia. Espero que nos próximos dias o governo federal libere verba.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11526.
Editoria: Política.
Jornalista: Raffael do Prado (raffael.prado@santa.com.br).