O modelo adotado na BR-470 deve ser o mesmo seguido em outras rodovias federais que passaram pelo processo de concessão, a exemplo da Via Dutra e trecho Norte da BR-101, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O presidente da Associação Empresarial de Itajaí (Acii), Marco Aurélio Seara Júnior, entende que o mais importante é a duplicação da via, o quanto antes.
– O que nos interessa é a obra, independente se for feita pelo governo ou empresa privada. Se a rodovia for concedida para a iniciativa privada este ano, teremos de cobrar que a duplicação seja contemplada no menor prazo possível e pressionar para que os valores cobrados no pedágio não sejam abusivos – conclui.
A privatização pode representar melhorias para a rodovia, na avaliação do presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul, André Odebrecht.
– O mais importante agora é acelerar os movimentos de duplicação e melhorias da BR-470, inclusive se isso ocorrer através da privatização – considera.
FRASE
"Não tem que se discutir pedágio agora. Tem que se cumprir o PAC, fazer a obra."
Ricardo Stodieck, presidente da Acib
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11529.
Editoria: Geral.
Jornalista: Magali Moser (magali.moser@santa.com.br).