BLUMENAU – Quem pegou ônibus no Terminal da Fortaleza, ontem, pôde acompanhar as obras de limpeza e desassoreamento do ribeirão do bairro. Os trabalhos, coordenados pela secretaria de Serviços Urbanos e Fiscalização, pretendem remover de 125 cursos de água do município, entulhos e barro levados pelas chuvas para dentro de ribeirões, córregos e riachos. Segundo o secretário da pasta, Éder Marchi, o trabalho deve ser concluído até o final do ano. As intervenções vão dar vazão ao fluxo de água nos canais. Assim, ribeirões e riachos comportam maior quantidade de água sem transbordar, minimizando a ocorrência de enxurradas.
– Em alguns locais pode cair pela metade a possibilidade de alagamentos – completa Marchi.
Das margens e de dentro dos afluentes são retirados troncos e galhos de árvore, areia, macadame e pedra soltas. Marchi ressalta que apenas materiais desprendidos das margens são removidos. O material arenoso removido dos cursos de água geralmente é espalhado e compactado no local. O entulho é levado para o aterro sanitário.
Nos locais onde há árvores, os operários têm de executar o trabalho sem comprometer a mata ciliar. O trabalho é feito com escavadeiras hidráulicas com lanças de até 17 metros de extensão.
Quase a metade dos 5 quilômetros de extensão do Ribeirão Fortaleza já foram desobstruídos. Assim como em outros cursos de água do município, a limpeza deste ribeirão será repetida pelo menos mais duas vezes até o fim do ano, pois as tempestades de verão devem levar para dentro dos cursos de água mais entulhos e barro.
A população pode desacelerar o assoreamento dos ribeirões. Basta não jogar lixo nas margens. Marchi orienta os blumenauenses a amontoarem os entulhos nas calçada das ruas, para serem recolhidos pelos caminhões de coleta.
Esta semana, há máquinas trabalhando na limpeza de outros seis cursos de água.
Ribeirões em obras |
– Jararaca (Velha) |
– Fortaleza |
– Pedro Krauss Sênior (Vostardt) |
– Garcia |
– Jordão |
– Schelters (Testo Salto) |
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11546.
Editoria: Geral.
Jornalista: Daiane Costa (daiane.costa@santa.com.br).