BRASÍLIA – De olho nas eleições de 2010, o governo preparou um megafeirão para apresentar os programas federais aos mais de 4 mil prefeitos que desembarcam hoje em Brasília. A convite do presidente Lula, eles serão recebidos durante dois dias no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde cada ministério terá um estande para auxiliar os novos gestores a angariar recursos públicos. Cerca de 250 catarinenses, entre prefeitos, vices e vereadores, estarão na Capital Federal.
Todos os ministros e os principais dirigentes de estatais foram convocados por Lula. Ao todo, o governo federal conta com 180 programas voltados aos municípios. Até mesmo a primeira-dama Marisa Letícia irá atuar como anfitriã. Ela enviou um convite por escrito a todas as prefeitas e primeiras-damas.
A principal estrela do encontro, porém, será a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O governo prepara um palanque para a ministra. Ela coordenará um painel amanhã sobre o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Ela irá propor a criação de comitês locais para acompanhamento e fiscalização das obras. Ao compartilhar a gestão do PAC com os municípios, o governo transforma os prefeitos em parceiros estratégicos.
Benefícios |
As medidas de maior impacto que serão anunciadas hoje: |
– Ampliação do prazo para o saldo de parte das dívidas com o INSS. O parcelamento, que hoje é de cinco anos, poderá ser feito em até 20 anos. Mesmo quem já está dando calote na Previdência pode regularizar a situação e, a partir daí, receber repasses federais |
– Aumento de R$ 500 milhões para R$ 980 milhões na linha de crédito do (BNDES) destinada à compra de máquinas, caminhões e patrulhas mecanizadas |
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11545.
Editoria: Política.