Ano letivo é adiado

BLUMENAU – Carteiras reviradas, livros rasgados e a lição no quadro em meio ao amontoado de escombros e barro são os únicos indícios de que no prédio 120 da Rua Leopoldo Kuhn, no Vorstadt, funcionava uma escola. Destruída pela catástrofe de novembro, a Escola Básica Tiradentes é uma das 19 unidades municipais e estaduais que terão o calendário alterado (veja tabela). As aulas para os alunos dessas instituições começam dia 4 de março, uma semana após o início oficial do ano letivo.

Segundo a Secretaria de Educação, a prorrogação é necessária diante dos reparos a serem feitos com a saída dos desabrigados. Dez escolas municipais ainda servem de abrigo e duas foram destruídas. Entre as estaduais, sete estão ocupadas pelos desabrigados, sendo que na Hermann Hamann as aulas começam dia 2, e não dia 4, segundo a gerente regional de Educação, Simone Malheiros.

Como não há previsão para a reconstrução das unidades danificadas, os alunos da Escola Tiradentes serão deslocados para o prédio antigo do Colégio Estadual Pedro II. Os estudantes da Escola Júlia Strzalkowska, no Valparaíso, terão aulas no Arno Zadrosny, no Garcia. Nos dois casos, estudantes terão direito a transporte escolar gratuito.

Vizinho da Escola Tiradentes, Carlos Gustavo Kuhn, 71 anos, lamenta o atraso na obra de reconstrução da unidade do Vorstadt.

– A escola foi completamente destruída. As mesas e cadeiras que sobraram foram saqueadas. Arrombaram até a cozinha – denuncia.

Morador da Rua Pedro Krauss Sênior, o pedreiro Eugênio Medina, 47, vê o futuro incerto para o filho de 11 anos, prestes a entrar na 3ª série.

– Não sei ainda onde ele vai estudar. A maioria dos alunos daqui vai para o Pedro II, mas não sei se vai ter lugar para todos – desconfia.

A Secretaria de Educação assegura que as mudanças não vão impactar em prejuízos para os alunos.

– Em julho, as férias na rede municipal terão somente uma semana e um programa de recuperação durante o ano inteiro será feito em cada escola – garantiu o secretário municipal de Educação, Maurici Nascimento.

 

Calendário prorrogado

Municipais

– EBM Profª Norma Dignart Huber

– EBM Leoberto Leal

– EBM Francisco Lanser

– EBM General Lúcio Esteves

– EBM Henrique Alfarth

– EBM Machado de Assis

– EBM Vidal Ramos

– EBM Pedro II

– EBM Almirante Tamandaré

– EEB Conselheiro Mafra

– EBM Tiradentes*

– EBM Júlia Strzalkowska

Estaduais

– EEB Hermann Hamann**

– EEB Santos Dumont

– EEB Nilo Borghesi

– EEB Arno Zadrozny

– EEB José Vieira Corte

– EBB Padre José Maurício

– EEB Hercílio Deeke

Fonte: *As escolas foram totalmente destruídas pela catástrofe e os alunos serão deslocados para o prédio antigo do Colégio Pedro II e escola Arno Zadrozny ** Nessa escola, as aulas devem começar dia 2 de março Secretária Municipal de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Regional

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11555.
Editoria: Geral.
Jornalista: Magali Moser (magali.moser@santa.com.br).