Integrantes da Comissão Externa da Câmara para Acompanhamento da Calamidade em Santa Catarina visitam hoje Joinville, uma das cidades catarinenses afetadas pelas chuvas e desabamentos de novembro de 2008.
Os deputados federais vêm à cidade para fazer uma reunião com autoridades estaduais, municipais e representantes da sociedade, a fim de buscar alternativas para a liberação de mais de R$ 1 bilhão, prometido para reconstrução de infraestrutura do Estado e de cidades atingidas.
Há também a possibilidade de criação de um centro de pesquisas e estudos climáticos em SC, que atenderá, não só o Estado, mas países da América do Sul.
Em Joinville, a reunião acontece às 19h30, na Câmara de Vereadores. Há encontros agendados também em Criciúma, Palhoça, Blumenau e Itajaí.
O presidente da comissão, deputado Paulo Bornhausen (DEM), informou que a visita tem três objetivos: fazer um balanço dos acontecimentos, especialmente das ações dos governos federal e estadual nas regiões; identificar os problemas que persistem e combinar uma intervenção entre os poderes para solucioná-los; e debater e definir formas de prevenção de desastres na região. "Será uma oportunidade de conversar com os novos prefeitos e vereadores e escutar a comunidade dessas cidades", destacou Bornhausen.
Os encontros também marcarão o início de um processo de trabalhos em torno da prevenção. E para contribuir com a pauta, o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) participa da visita.
Veículo: Jornal A Notícia.
Editoria: Geral.
Página: 18.