BLUMENAU – Os secretários de finanças, contadores e controladores internos das prefeituras catarinenses estarão reunidos em Blumenau na próxima quarta-feira. O evento está sendo organizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para orientar os profissionais sobre como organizar e controlar as finanças dos municípios e melhorar a arrecadação. Além de propor medidas para combater os efeitos da queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) devido à crise. O vice-presidente da Fecam, Saulo Sperotto, prefeito de Caçador, fará a abertura oficial do 5º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais, às 8h30min, no Teatro Michelangelo na Uniasselvi/Fameblu.
Capacitação para ajudar a combater a crise
Os organizadores estimam reunir mais de 400 secretários e técnicos municipais de todo o Estado. O presidente da Fecam, Ronério Heiderscheidt, destaca que a entidade vai intensificar a capacitação dos profissionais que atuam nas áreas de finanças e tributação, como mais uma medida para ajudar os prefeitos neste momento de crise.
– Os prefeitos estão com o orçamento reduzido, por isso terão que adotar mecanismos eficientes de controle interno e buscar fortalecer a receita própria – disse Heiderscheidt.
Entre os temas que o congresso discutirá estão o sistema tributário e a arrecadação municipal, os aspectos legais e a operacionalização do controle interno, as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e o plano de contas. Mais informações: (48) 3221-8816 ou (48) 9986-0106.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11597.
Editoria: Política.