BLUMENAU – Duas reuniões em Brasília entre parlamentares discutiram ontem a liberação de dinheiro para a recuperação dos estragos causados pelas chuvas de novembro no município. A única novidade dos encontros na Câmara dos Deputados e no Fórum Parlamentar Catarinense, no Senado foi a criação de uma subcomissão dentro da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara para tratar do dinheiro destinado a Santa Catarina. O prefeito João Paulo Kleinübing participou do fórum catarinense e de uma audiência na Casa Civil, mas não foi encontrado ontem à noite, até o fechamento desta edição, para falar sobre as reuniões.
De acordo com o deputado José Carlos Vieira (DEM), que preside a Comissão de Fiscalização da Câmara, o principal objetivo da audiência foi pressionar a Defesa Civil Nacional para agilizar a entrega dos recursos federais. Estavam presentes na reunião o secretário de Obras de Blumenau, Alexandre Brollo, e o vereador Fábio Fiedler (DEM).
– É preciso fazer uma força-tarefa para mudar a legislação para que a Defesa Civil seja tratada de uma forma diferente na liberação de verbas. É preciso desburocratizar – afirmou Vieira.
De acordo com o deputado federal e coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Gervásio Silva, a bandeira pela mudança na lei também foi levantada no Senado. Na reunião entre parlamentares catarinenses, a assessoria técnica do Grupo Reação entregou aos presentes um documento com sugestões para apressar a liberação integral e imediata dos recursos previstos na Medida Provisória 448 – que inclui 24 obras de infraestrutura urbana para Blumenau, entre elas, a recuperação da Via Expressa. Do Vale do Itajaí, estava presente apenas o deputado federal Nelson Goetten (PR).
De acordo com o secretário de Articulação Nacional, Geraldo Althoff (DEM), que coordena o Grupo Reação, não houve avanços na liberação do dinheiro.
– Nada foi resolvido. Apenas entregamos o documento como forma de pedir apoio aos parlamentares – resumiu Althoff.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11601.
Editoria: Política.