BLUMENAU – A assinatura da ordem de serviço para a elaboração do projeto executivo de duplicação da BR-470, ontem de manhã, na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, marca mais um passo para a concretização de um sonho. A partir de hoje, a empresa Prosul, de Florianópolis, tem oito meses para colocar no papel como será feita a duplicação nos 74 quilômetros entre Navegantes e Indaial, incluindo as vias laterais e obras secundárias como a construção de passarelas e viadutos.
Horas depois, em Rio do Sul, foi a vez do Consórcio Iguatemi/Enecon assumir a responsabilidade pela elaboração do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica, que irá prever melhorias no trecho duplicado, mas também em 161 quilômetros de Indaial até a interseção com a BR-116, em São Cristóvão do Sul. A assinatura da ordem de serviço ocorreu durante audiência pública feita a pedido da Associação Empresarial de Rio do Sul.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), tanto o projeto executivo quanto o estudo de viabilidade devem ser concluídos até o final do ano, junto com o Estudo de Impacto Ambiental, que está sendo elaborado, também pela empresa Prosul.
– Com essas três etapas concluídas, o governo federal pode, efetivamente, licitar a execução da obra no início do ano que vem, o que permite começar a duplicação da BR-470 também em 2010 – afirma o superintendente do Dnit em Santa Catarina, João José dos Santos.
Antes da duplicação, porém, a BR-470 deve passar por uma revitalização entre Navegantes e a divisa com o Rio Grande do Sul. A previsão é de que os 358,9 quilômetros da rodovia recebam melhorias no pavimento, acostamento e sinalização, antecipando obras que seriam feitas durante a duplicação. Serão investidos cerca de R$ 30 milhões na revitalização. A licitação para que os reparos possam ser feitos está em andamento.
Saiba mais (Anexo 166)
O que é (Anexo 167)
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11612.
Editoria: Geral.
Jornalista: Rafael Waltrick (rafael.waltrick@santa.com.br).