Antes da assinatura da ordem de serviço do projeto executivo, uma comitiva formada por engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), senadora Ideli Salvatti e deputada estadual Ana Paula Lima visitou as obras emergenciais em andamento na BR-470, em trechos que sofreram com deslizamentos após a tragédia de novembro. As obras de contenção de encostas e aterros, em seis pontos de Navegantes, Gaspar, Blumenau e Rodeio, devem ser concluídas até julho. Segundo o Dnit, foram investidos R$ 40 milhões.
A construção do Viaduto da Mafisa, em Blumenau, também foi acompanhada pela comitiva. Os trabalhos na estrutura devem ser finalizados até o final do ano. Em setembro, segundo a empresa responsável pelos serviços, já deve ser liberado o trânsito na BR-470 por baixo do viaduto. Atualmente, os operários trabalham na fabricação das 2,4 mil placas que darão sustentação às rampas de acesso.
Durante a visita, a senadora Ideli sinalizou a liberação de parte das verbas previstas para a duplicação da BR-470, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a antecipação de obras ao longo do trecho:
– Vamos aproveitar os recursos para antecipar obras pontuais, como o viaduto da Via Expressa, já que esse ano não vamos começar a duplicação.
Apesar dos recursos estarem assegurados, não há prazo, no entanto, para o início da construção do viaduto.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11612.
Editoria: Geral.
Jornalista: Rafael Waltrick (rafael.waltrick@santa.com.br).