Enfim, as obras

BLUMENAU – O começo das obras de reconstrução e reforma de sete pontes e três passarelas está confirmado para segunda-feira, garante o presidente do Departamento de Estado da Infraestrutura (Deinfra), Romualdo de França Junior. A expectativa é de que tudo fique pronto em até seis meses, de acordo com o secretário municipal de Obras, Alexandre Linhares Brollo.

Estas serão as primeiras obras com verbas disponibilizadas pelo governo do Estado. Inicialmente, os trabalhos deveriam ter começado em março num pacote que englobava 24 obras de recuperação e prevenção no valor de R$ 38 milhões. Sobre as obras de prevenção, que incluem a Via Expressa, não há nada definido, pois ainda há questões burocráticas a serem definidas entre Estado e prefeitura.

As sete pontes e três passarelas fazem parte do plano de recuperação e terão R$ 6,6 milhões para ser executadas. As máquinas e equipamentos devem começar os trabalhos após o feriado de 1º de maio, mas os canteiros de obras já começarão a ser montados na próxima semana.

O secretário Brollo explica que, até julho, todas as frentes de trabalho deverão ter começado as obras. As prioridades serão os locais que perderam totalmente as passagens, como as pontes das ruas Itororó e Capinzal, porém, as reformas menores ocorrerão simultaneamente.

O cronograma completo de execução e os projetos técnicos serão entregues pelas empresas contratadas, Construtora Stein e Tech Engenharia, até dia 30 de abril. No entanto, o secretário de Obras assegura que este processo não atrapalhará o início dos trabalhos. Quarta-feira passada, Deinfra e prefeitura, junto com órgãos de infraestrutura, como Samae e Celesc, se reuniram para organizar o processo de execução.

– Fizemos a reunião para garantir que tudo corra como o planejado, para que as obras comecem segunda e não sejam interrompidas. Não é só a população que está ansiosa pelas obras, todos estamos – argumenta o secretário.

 

Passarelas que serão consertadas

– Passarela entre as ruas Helmund Trapp e Werner Duwe (Bairro Testo Salto)

– Passarela entre as ruas Santa Maria e Helmuth Gool (Bairro Progresso)

– Passarela entre as ruas Soldado Moacir Pinheiro e Hermann Huscher (Bairro Valparaíso)

Fonte: Fonte: Deinfra e Secretaria Municipal de Obras

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11610.
Editoria: Geral.
Jornalista: Daniela Pereira (daniela.pereira@santa.com.br).