A interdição da ponte sobre o Rio Hercílio para caminhões acima de cinco toneladas, no Km 117,8 da BR-470, em Ibirama, no Vale do Itajaí, completou um mês ontem. A recuperação dos pilares de sustentação da ponte iniciou no fim de semana.
Ontem à tarde, três homens montavam uma plataforma de barras de ferro e tábuas de madeira em volta dos dois pilares mais danificados. O montador Vandir de Oliveira enfrentou a água gelada para retirar o limo sobre o concreto do pilar com uma escova de aço. A limpeza permite uma maior aderência do novo cimento à estrutura.
O trabalho para a recuperação dos pilares de sustentação da ponte é minucioso e demorado, lamenta a Federação das Empresas de Transportes de Carga de Santa Catarina (Fetrancesc). Apesar de não ter um relatório sobre os prejuízos, a entidade calcula um aumento de R$ 600 no frete com o desvio em 300 quilômetros pela BR-282.
– Não há fiscalização adequada para excesso de cargas e quem paga o preço é a sociedade. A responsabilidade deveria ser atribuída a quem deveria fiscalizar – opinou o presidente da Fetrancesc, Pedro José de Oliveira Lopes.
Pista será alargada e passarela, construída
A liberação da ponte deve ocorrer no final de julho, segundo previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O engenheiro do Dnit em Rio do Sul, Elifas Marques, admitiu que a obra "ainda está numa fase preliminar". Segundo ele, a mudança do projeto inicial, que previa o escoramento metálico, contribuiu para o atraso:
– A coordenação de obras especiais do Dnit em Brasília entendeu que havia risco neste procedimento. Decidiu-se, então, recuperar toda a ponte.
Considerada obra – orçada em R$ 13 milhões – emergencial, os trabalhos foram submetidos a exigências legais do Tribunal de Contas da União. Após a apresentação de orçamentos de três empresas, a A.Gaspar, especializada em pontes e viadutos, venceu a licitação.
– Será uma reforma geral, com reforço da fundação, pilares, alargamento da pista e a construção de passarelas. As obras vão garantir o aumento da capacidade de carga da ponte – completou Iziquia Constantino, engenheiro da empresa.
Entenda o caso |
A ponte foi interditada dia 29 de maio para o tráfego de veículos acima de 5 toneladas depois que uma das sapatas de sustentação rompeu e causou rachaduras em um dos pilares |
O Dnit considerou necessária a interrupção do tráfego para preservar a segurança dos usuários e admitiu o risco de desabamento caso continuasse o fluxo pesado |
Para veículos pequenos, o tráfego está em meia-pista, de maneira alternada |
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8482.
Editoria: Geral.
Página: 25.