Vale será ressarcido por ponte interditada

IBIRAMA – O governador Luiz Henrique da Silveira esteve ontem em Brasília e obteve do ministro dos Transportes, Alfredo do Nascimento, o compromisso de que o trânsito para caminhões pesados no Km 117,8 da BR-470 será restabelecido no final do mês. As obras na ponte sobre o Rio Hercílio, no entanto, só serão concluídas em seis meses. Além disso, de acordo com o prefeito de Ibirama, Duílio Gehrke, o ministro prometeu verba federal para recuperar e pavimentar vias que concentram o tráfego de veículos pesados desde a interdição da ponte, dia 29 de maio. A Rua Blumenau, por exemplo, seria financiada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), com contrapartida de 30% do governo do Estado.

– Precisamos pavimentar as estradas por onde estão passando os caminhões, que estão ficando totalmente danificadas – argumentou Luiz Henrique.

Além do governador e de Gehrke, a comitiva catarinense contou também com a presença dos prefeitos de Apiúna, Jamir Marcelo Schmidt, e de Lontras, Martina Zucatelli, dos deputados federais João Matos (PMDB) e Nelson Goetten (PR). Os dois deputados voltam a se reunir com técnicos do Dnit terça-feira para discutir maneiras legais de autorizar a vinda de verba federal para o Alto Vale, principalmente para pavimentar a estrada que recebe os caminhões acima de 20 toneladas entre Lontras e Apiúna.

– O problema é que são vias municipais, e o Dnit, a princípio, só pode realizar obras em rodovias federais – explicou Goetten.

No encontro em Brasília, o ministro disse que representantes do Dnit vão visitar os três municípios mais afetados com a interdição da ponte para analisar os estragos e pedir agilidade por soluções. Localizada sobre o Rio Hercílio, a estrutura tem 225,50 metros de extensão e foi inaugurada no início da década de 1960. A medida de interditar o tráfego no local para veículos acima de cinco toneladas partiu do Dnit, como forma de garantir a segurança de quem trafega pelo local, depois que o pilar de sustentação apresentou fissuras.

Entenda o caso (anexo)

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11668.
Editoria: Geral.
Página: 12.