Arrecadação cai pelo 8º mês

A arrecadação de tributos do governo federal registrou em junho a oitava queda consecutiva, reflexo do fraco desempenho da economia nos últimos meses e das desonerações para estimular o processo de recuperação.

No total, o governo arrecadou R$ 54 bilhões no mês passado, recuo de 7,51% em relação a junho de 2008. A queda foi sentida em todos os impostos e contribuições, com destaque para os tributos mais ligados ao desempenho das empresas.

No semestre, o volume arrecadado (R$ 321,4 bilhões) ficou 7,02% abaixo do verificado na primeira metade de 2008. O coordenador-geral de estudos, previsões e análises da Receita Federal, Marcelo Lettieri, considerou como adequando o ritmo de arrecadação ao longo da primeira metade do ano, dado o quadro de desaquecimento da atividade econômica.

O técnico tentou minimizar os tombos nas comparações anuais.

– O ano de 2008 foi um ponto fora da curva. Não era sustentável aquele crescimento – avalia.

Na comparação mensal, o arrecadado em junho ficou 8,04% acima do valor de maio. A Receita, entretanto, centraliza a análise dos dados na comparação com o ano anterior.

Dentro da Receita, a expectativa é de uma gradual recuperação ao longo do segundo semestre, fruto da melhora nas condições econômicas do país. Para Lettieri, ainda que as comparações anuais mostrem retração no desempenho, o movimento mensal nos próximos meses deverá ser de alta na arrecadação federal.

– Tudo indica que o fundo do poço já passou – destaca Lettieri.

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8500.
Editoria: Economia.
Página: 22.