A passos largos e com a pisada firme para não escorregar, a agente de saúde Luiza Aparecida de Paula vai se equilibrando sobre as pedras para atravessar o ribeirão. Não quer molhar o tênis verde e amarelo. São 11h da manhã de terça-feira e ainda restam casas a visitar. A agente é exceção no Alto Baú, dispensa as botas plásticas que viraram item obrigatório entre as 120 famílias da localidade. Só de galocha é possível atravessar por dentro dos ribeirões em três trechos onde a força das águas da catástrofe de novembro arrancou as seis pontes, que ainda não foram reerguidas.
– Tenho de atravessar meu filho no colo para ir à escola. Em dias de chuva, ele fica em casa – reclama Arnildo da Silva.
Quando chove e a água dos ribeirões sobe, os carros também têm de ficar na garagem. Uma das pontes destruídas era a ligação da casa de Engrid Arndt com a Estrada Geral Alto Baú. Além de ficar isolada em razão da correnteza, voltam as lembranças que teimam atormentá-la:
– Lembro como se fosse hoje daquela noite (da catástrofe), que tive de passar por cima da água agarrada numa corda, como se fosse uma tirolesa – conta, controlando o choro.
A maior preocupação da dona-de-casa é a frequência escolar da netinha Eduarda, que falta à aula sempre que ameaça chover. Se a previsão se confirmar, depois a menina não consegue atravessar o ribeirão para voltar para casa.
A partir de segunda-feira, a movimentação de máquinas na estrada deve amenizar a preocupação dos moradores. De acordo com o Secretário Municipal de Obras de Ilhota, Valdi Silva, a construção das novas pontes era para ter iniciado há uma semana, mas foi adiada para esta segunda-feira em razão da chuva.
Serão investidos cerca de R$ 1,8 milhão em seis pontes, que serão finalizadas até o final do ano, garante Silva. Além das três pontes do Alto Baú, outras três, no Braço do Baú, serão reerguidas, as seis com recursos do governo federal repassados ao Departamento Nacional de Infraestrutura (Deinfra), que executará as obras.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11688.
Editoria: Geral.
Página: 14.
Jornalista: Daiane Costa (daiane.costa@santa.com.br).