Juntos pela reconstrução

BLUMENAU – O plano de reunir a energia de centenas de pessoas bem intencionadas para reconstruir o que a enchente levou já era audacioso. O resultado de seis dias de mutirão organizado pelo Movimento Oásis superou a própria pretensão do grupo. Para um dos criadores do movimento, o arquiteto Edgard Gouveia Júnior, de Santos (SP), a intenção era provar que esforço e boa vontade podem reerguer casas e autoestima, mesmo sem apoio do governo. Conseguiram mais: reformaram 11 praças, três áreas de lazer em escolas, uma ponte, um ponto de ônibus e uma pista de motocross em 12 comunidades de seis municípios do Vale do Itajaí.

– O objetivo dessa etapa era dizer à população: não esperemos. Vamos dar as mãos e fazer. Para agir por conta própria, a dica é chamar os amigos, escolher um lugar na comunidade que possa beneficiar muita gente e começar a trabalhar. Pouco a pouco as pessoas vão chegar e começar a se apaixonar. Isso traz de novo o espírito que a gente pode fazer – garante Edgard.

O projeto formado por 400 universitários de todo país atuou em Blumenau, Ilhota, Itapema, Navegantes, Brusque e Itajaí, com apoio de 1,2 mil pessoas das comunidades atingidas pela chuva de novembro.

– A receptividade da região, a quantidade e a qualidade das obras foram impressionantes. E também a seriedade e comprometimento dos estudantes que vieram de fora. O grau de doações e a resposta dos empresários da região também superaram a nossa expectativa – completa o arquiteto.

Hoje e amanhã, os integrantes do Movimento Oásis convidam a comunidade para conversar sobre os resultados obtidos nessa experiência e confraternizar. A proposta é que a própria população dê continuidade às ações. O movimento ainda prevê a realização do Seminário Internacional de Boas Práticas 2009, com possibilidade de ocorrer em Blumenau, depois da Oktoberfest. Em janeiro de 2010, os universitários voluntários devem voltar à região para mais um mutirão e para elaborar o Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável.

Serviço
Encontro do Movimento Oásis – Hoje, das 9h às 18h e das 20h à 24h (celebração). Amanhã, das 9h às 17h. No Setor 2 do Parque Vila Germânica, Blumenau. Conversa entre participantes e sociedade para avaliar os resultados do mutirão e partilhar as vivências particulares de quem esteve envolvido na ação. No segundo dia de encontro, a intenção é projetar novos objetivos do Movimento Oásis. Toda comunidade está convidada. Informações: www.oasissantacatarina.ning.com

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11692.
Editoria: Geral.
Página: 12.
Jornalista: Mariana Furlan (mariana.furlan@santa.com.br).