Lages registra a nona morte no Estado

LAGES – Com a confirmação da primeira morte em decorrência da gripe A em Lages, na Serra, a Secretaria da Saúde colocará em prática a partir de amanhã dois centros de triagem para atendimento a pacientes com sintomas da doença. A vítima do H1N1 confirmada ontem é um homem de 42 anos, que não teve a identidade revelada. Ele começou a apresentar os sintomas em 22 de julho, após ter tido contato com uma filha que estava em Uruguaiana (RS). Três dias depois, foi internado no Hospital Tereza Ramos, onde há uma ala destinada a pacientes com suspeita da doença, e morreu dia 27. O paciente tinha doença metabólica crônica, cardiopatia e hipertensão.

O exame foi encaminhado à Fiocruz e o resultado confirmando a gripe A foi divulgado ontem. A filha com quem ele teve contato e a esposa receberam acompanhamento médico, mas não apresentaram complicações e sequer precisaram de medicação contra o vírus. No fim da tarde de ontem, o secretário da Saúde de Lages, Juliano Polese, anunciou que um dos centros de triagem será montado junto ao pronto-socorro municipal e atenderá pessoas com mais de 16 anos. O outro ficará anexo ao Hospital Infantil Seara do Bem, e será voltado a pessoas com até 16 anos.

Materiais informativos são espalhados pela cidade. Pessoas que chegam a qualquer unidade de saúde de Lages com sintomas de gripe recebem máscaras e, havendo a necessidade, recebem a devida medicação. A distribuição de kits contra a gripe A também ocorreu nas salas de aula de Criciúma. Os colégios foram equipados com álcool gel, sabonete líquido, copos descartáveis e rolos de papel toalha.

Gripe A hoje (Anexo)

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11708.
Editoria: Geral.
Página: 11.