FLORIANÓPOLIS – O combate à gripe A em Santa Catarina terá o reforço de 191 profissionais de saúde. O Estado vai contratar emergencialmente médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Os contratados deverão dar suporte ao atendimento nos hospitais da Grande Florianópolis e do Norte do Estado. O secretário de Estado da Saúde, Luiz Eduardo Cherem, disse que a sobrecarga de serviço nessas regiões motivou a contratação dos servidores. A duração do contrato será de quatro meses, mas o secretário espera que a necessidade seja inferior a esse tempo.
As efetivações são amparadas pelo decreto de emergência de Santa Catarina em razão da nova gripe, do dia 3 de agosto. Os candidatos deverão apresentar declaração de acúmulo de cargos, que não pode exceder dois vínculos públicos e carga horária máxima de 70 horas semanais.
O secretário da Saúde afirmou que a situação da gripe A no Estado ainda é de preocupação e enfatizou a necessidade de a população manter os cuidados básicos de prevenção – as mais importantes são lavar com frequência as mãos com sabão ou álcool em gel e ficar em lugares com ventilação.
Governo anuncia recursos para compra de remédios
O governo federal vai enviar ao Congresso Nacional medida provisória para liberação de crédito suplementar no valor de R$ 2,1 bilhões para combater a gripe A. O dinheiro será utilizado na compra de 73 milhões de doses da vacina, equipamentos para hospitalização, material de diagnóstico, aumento do número de leitos de UTI, além da capacitação dos profissionais e ampliação dos turnos nas unidades.
Serviço
Contratações na saúde: as inscrições podem ser feitas até amanhã pela internet, no www.saude.sc.gov.br. A secretaria entrará em contato com o candidato por telefone e agendará entrevista.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11716.
Editoria: Geral.
Página: 15.