BLUMENAU – A Vigilância Epidemiológica confirmou ontem que mais duas pessoas estão com gripe A no município. Os exames chegaram quarta-feira e foram repassados aos pacientes. Segundo a gerente da Vigilância, Raquel Martelli, os dois se recuperam em casa e estão bem. Até agora, são oito casos confirmados em Blumenau.
O caso mais grave é o de uma mulher de 26 anos, internada na UTI do Hospital Santo Antônio. Ela chegou ao hospital segunda-feira, com os sintomas e grávida. A criança está em casa, saudável. Segundo a assessoria do hospital, a paciente respira com ajuda de aparelhos. Os outros pacientes que tiveram a nova gripe passam bem. Apenas um deles, de 28 anos, teve complicações respiratórias e ficou na UTI, mas já se recuperou.
Para o tratamento das pessoas com o vírus H1N1, o Estado recebe hoje a segunda remessa do medicamento Tamiflu. Depois dos primeiros 6 mil kits, o novo lote poderá atender 29 mil pessoas.
A prevenção
O pico da transmissão da nova gripe, estima Luis Antonio Silva, diretor da Vigilância Epidemiológica de SC, deve ocorrer na segunda quinzena de agosto. Os médicos são enfáticos em relação a duas recomendações: não se apavore e previna-se. O vírus H1N1 tem agressividade semelhante ao da influenza comum, que circula todos os anos, e não há motivo para pânico. Para evitar complicações e a superlotação das unidades de saúde, a recomendação mais útil, prática e eficiente é lavar as mãos. Limpe-as com água e sabão ou álcool em gel constantemente. Mantenha suas atividades diárias, com o cuidado de adotar as medidas básicas de prevenção.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11699.
Editoria: Geral.
Página: 12.