TUBARÃO – O Estado registrou sexta-feira a sétima e a oitava vítimas fatais da gripe A no Estado. Os casos foram confirmados em Tubarão pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina. Já são três mortes na cidade, incluindo uma gestante. O município permanece em situação de emergência e ainda tem outros 30 pacientes com suspeita da gripe. As duas novas vítimas, uma portadora de necessidades especiais de 26 anos e uma mulher de 33 anos, começaram a apresentar os sintomas no dia 22 de julho, dia da morte da gestante.
No dia 3 de agosto, a paciente de 26 anos não resistiu aos problemas respiratórios e morreu. Quarta-feira passada, pelos mesmos motivos, morreu a outra vítima. O secretário municipal de Saúde de Tubarão, Roger Augusto Vieira e Silva, recebeu a confirmação das duas mortes sexta-feira, pouco antes de o prefeito Manoel Bertoncini anunciar, em entrevista coletiva, que os atendimentos a pacientes com problemas respiratórios nos hospitais e postos de saúde havia diminuído.
– Essas duas mortes são de casos surgidos mês passado e por isso não podem ser destacadas por conta do momento atual. Hoje as internações e atendimentos de pacientes com sintomas suspeitos sofreram queda e é isso que determina a situação ser mais ou menos grave – explicou Silva.
Em Concórdia, no Oeste, onde também foram confirmadas três mortes por gripe A, o cenário de salas de aula vazias visto sexta-feira vai mudar a partir de segunda. Alunos das redes municipal, estadual e particular da cidade voltam às aulas. O mesmo deve acontecer com os estudantes da Universidade do Contestado e da Faculdade Concórdia. O assunto passa a fazer parte informal do currículo. Cartazes serão colados em salas e corredores e os professores vão reforçar com os estudantes cuidados para prevenir a contaminação pelo H1N1.
Gripe A hoje (anexo)
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11706.
Editoria: Geral.
Página: 21.