Exames são restritos

FLORIANÓPOLIS – Não adianta procurar laboratório particular para fazer o exame da gripe A. Pelo menos por enquanto, nenhum laboratório privado de Santa Catarina está autorizado a fazer o teste com a finalidade comercial e só pode fazê-lo para fins de pesquisa.

A informação é do diretor do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), João Daniel Filho. Nesta semana, o laboratório Genolab, de Blumenau, que vinha fazendo os exames de pessoas que suspeitavam ter o vírus H1N1, teve esse serviço suspenso pela Vigilância Sanitária do município.

O secretário interino de Saúde de Blumenau, Marcelo Schaefer, disse que a decisão foi embasada em questões técnicas exigidas pelo Ministério da Saúde e que o laboratório precisará disponibilizar novas informações para ser autorizado a fazer o exame. Na semana passada, o Genolab registrou média de 70 pessoas que procuravam o exame ao preço de R$ 150.

O Genolab questiona a decisão e fez um pedido de reconsideração. Segundo o advogado Antonio Marchiori, o laboratório está apto a fazer os testes de gripe A e só aguarda o credenciamento dos órgãos federal e estadual em relação ao fornecimento de estatísticas, que é necessário.

O advogado disse que, se a Vigilância Sanitária do município não rever a suspensão, vai buscar a liberação pela Justiça. Marchiori destacou que os exames foram requisições médicas a pacientes.

O Lacen começará a fazer os exames da nova gripe em SC na semana que vem.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11717.
Editoria: Geral.
Página: 16.