BLUMENAU – O Centro de Triagem da gripe A, instalado no prédio do Pró-Família, foi desativado sexta-feira. Segundo o diretor de Ação em Saúde, da Secretaria de Saúde, Cláudio Pilotto, a média de atendimentos durante a última semana ficou em 15 por dia, não justificando a manutenção da estrutura. A partir de agora, as pessoas que apresentarem os sintomas devem procurar o posto de saúde do bairro ou o Ambulatório Geral da região.
Com a diminuição dos casos, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) informou que não há mais necessidade de manter os centros de triagem, uma vez que a rede pública pode absorver a demanda. Entre os informes estavam também o retorno das gestantes ao trabalho e a liberação para os eventos com aglomeração de pessoas.
Entretanto, a diretoria destaca que alguns cuidados para a prevenção e controle de doenças de transmissão respiratória são de extrema importância e deverão ser utilizados de forma frequente. É necessário manter os hábitos de higiene, como lavar as mãos constantemente com água e sabão, proteger a boca ao tossir, manter os ambientes limpos e arejados, entre outros (veja tabela).
Previna-se |
– Lave as mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar e usar o banheiro (produtos à base de álcool gel para limpar as mãos também são efetivos) |
– Proteja com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar. Use lenço de papel descartável, que deve ser jogado no lixo após o uso |
– Mantenha os ambientes ventilados, principalmente o ambiente doméstico e, se possível, deixe entrar a luz solar |
– Desenvolva hábitos saudáveis, como atividades físicas, alimentação balanceada e ingestão de líquidos à vontade |
– Evite, sempre que possível, ambientes e locais de aglomerações fechados |
Fonte: Fonte: Diretoria de Vigilância Epidemiológica |
Os números (anexo)
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11732.
Editoria: Geral.
Página: 10.