Um relatório sobre gripe A divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde indica que a doença está perdendo terreno em Santa Catarina.
Segundo o documento, que também traça o perfil dos doentes e dos que morreram por causa do vírus H1N1 (detalhes no quadro), o número de internações caiu.
Em 16 de agosto, no auge na doença, 613 pessoas estavam internadas com suspeita de Doenças Respiratórias Aguda Grave (Drags), categoria que abrange a gripe A. Ontem, 185 estavam hospitalizadas. Nos anos anteriores, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a média diária de internação por causa de Drags era 250.
– Apesar de o período mais crítico de transmissão da Influenza A já ter passado, eu faço um apelo aos cidadãos e agentes de saúde para que continuem em estado de vigilância, evitando a transmissão da doença – destacou o secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem.
Entre as medidas adotadas para enfrentar a gripe no seu período de pico, em agosto, está a distribuição de cerca de 30 mil tratamentos de Tamiflu para uso adulto e 4,2 mil para crianças. Também foram investidos R$ 600 mil no Laboratório de Saúde Pública (Lacen), que começou a fazer os testes de gripe A no dia 8 deste mês.
– A população não pode se deixar levar pela falsa ilusão de que o problema acabou. Os cuidados com a transmissão das doenças respiratórias e síndromes gripais devem ser permanentes, e as pessoas precisam procurar atendimento médico assim que perceberem os primeiros sintomas, porque quanto mais precoce o diagnóstico, mais eficiente será o tratamento – destacou Cherem.
Durante a divulgação dos dados, o secretário disse que os estados do Sul merecem uma estratégia de imunização abrangente e proporcional ao número de internações e óbitos:
– Queremos participar da discussão sobre o perfil epidemiológico de quem deve receber a vacina. Na região Sul, a maior incidência da doença tem sido em adultos jovens.
A previsão é de que os profissionais de saúde, pelo contato com as gripes, receberão a vacina assim que ela começar a ser distribuída no Brasil, no ano que vem.
Gripe A (anexo)
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8563.
Editoria: Geral.
Página: 20.