governo do Estado está dando o primeiro passo do que pode ser uma profunda mudança no sistema de nomeações do serviço público.
A Escola de Administração Pública de Santa Catarina (ENA-Brasil) foi inaugurada ontem com a proposta de formação e capacitação dos atuais e futuros servidores estaduais. Utilizando a experiência e a metodologia da prestigiada Escola Nacional de Administração Francesa (ENA), a instituição oferecerá cursos e capacitação baseada em casos reais.
Nos primeiros dois anos, os cursos serão voltados para servidores efetivos dos três Poderes, mas a proposta é a partir de um concurso rigoroso, os seus alunos ingressem nos quadros do Executivo e que os dois anos de curso sirvam como uma espécie de estágio probatório. Ao fim deste processo, os formados terão condições de ocupar os mais altos cargos de gestão do Estado.
– Em alguns anos, teremos servidores qualificados em um quadro permanente. E comum no Brasil, com a alternância de poder, haver a mudança dos servidores. Mas a verdadeira democracia se faz com a alternância do poder, não dos funcionários, que devem formar um corpo comprometido com o desenvolvimento do seu país – disse o governador Luiz Henrique da Silveira.
O diretor da ENA Francesa, professor Bernard Boucault, destacou os laços que unem o Brasil com a França e elogiou o interesse do Estado em profissionalizar a formação de seus servidores, afirmando que este processo surgiu do interesse real das duas partes. O diretor da escola catarinense, Rubens Araújo de Oliveira, destacou que, hoje, a sociedade brasileira exige uma gestão moderna dos recursos públicos.
Após a composição do Conselho ENA-Brasil e da assinatura do edital do primeiro curso de formação permanente na Capital, os convidados foram conhecer as novas instalações ao som da tradicional "Marselhesa", interpretada com um novo arranjo feito pela Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), regida pelo maestro Nilo Valle.
Durante dois anos, a escola funcionará em um dos blocos do Corporate Park, em Santo Antônio de Lisboa, mas o projeto é que se construa sua sede própria no Sapiens Parque.
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8565.
Editoria: Política.
Página: 12.
Jornalista: Natália Viana.