Chuvas sem trégua, ventos destruidores e milhares de desabrigados. Desde sábado, a fúria da natureza voltou a castigar o Estado, com granizo e ventos de mais de 100 quilômetros por hora. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, 58 municípios foram atingidos no Estado e ontem à noite 17 já tinham decretado situação de emergência. Mais de 6 mil casas foram danificadas e mais de 82 mil pessoas afetadas. As regiões mais prejudicadas são o Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul. Um homem foi arrastado pela correnteza em Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense. O corpo de Clóvis Roberto Bellin foi encontrado na tarde de ontem.
No Sul do Estado, os relatos são semelhantes: um estrondo, seguido por raios e, depois, muita água e pedras caindo sobre a cabeça. A Defesa Civil de Araranguá registrou cerca de 450 casas atingidas pelo temporal e granizo na madrugada de ontem. Um relógio de cinco metros de altura com 70 quilos, instalado no Centro da cidade, foi arrancado com o suporte e arremessado a 10 metros de distância. Até o início da noite a Celesc havia restabelecido 70% da rede elétrica em Araranguá.
Na Capital, foram os deslizamentos que causaram mais prejuízos. Segundo a Defesa Civil, que atendeu 100 ocorrências na cidade, a área mais atingida pela chuva foi a Caieira do Saco dos Limões. Quinze famílias que moram na área precisaram sair de casa. Uma residência foi amarrada a um poste para não desmoronar.
No Norte do Estado, em Joinville, as 24 horas entre a tarde de domingo e a tarde de ontem registaram o maior nível de chuvas na cidade para o mês setembro. Choveu 58% da média mensal. Mesmo assim, segundo a Defesa Civil, não houve casas afetadas por alagamentos ou deslizamentos de terra.
Em Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense, foi encontrado na tarde de ontem o corpo de um homem que estava desaparecido desde a noite de sábado. Clóvis Roberto Bellin, 31 anos, estava em um Fusca com outro homem quando ambos tentaram passar por uma ponte sobre um córrego na localidade de Paiquerê. O passageiro conseguiu se salvar, mas Clóvis desapareceu nas águas.
Os números (anexo 215)
Em emergência (anexo 216)
Saiba mais (anexo 217)
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11744.
Editoria: Geral.
Página: 15.