Ammvi avalia a integração

BLUMENAU – A discussão sobre a proibição da circulação de ônibus intermunicipais no Centro foi um dos principais assuntos abordados ontem à tarde na assembleia geral da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). Acompanhado de lideranças do Seterb, o prefeito João Paulo Kleinübing se apressou em esclarecer que a proposta não faz menção à proibição, mas sim, à integração regional do serviço de transporte urbano.

– Acabou se vendendo de um jeito, quando na verdade, a intenção é outra. A discussão toda ocorreu antes que a prefeitura tivesse a proposta pronta, o que causou confusão – afirmou Kleinübing, que também é o atual presidente da Ammvi.

Segundo o prefeito de Blumenau, só haverá mudanças efetivas em janeiro para os ônibus de transporte interurbano "puro", como os das empresas Reunidas e Catarinense, e para os fretamentos de empresas e estudantes, como a Furb, Cremer e Bunge (veja tabela). A discussão em relação aos ônibus intermunicipais, porém, deve se estender durante o ano.

– O objetivo é interligar esse transporte regional ao transporte de Blumenau, o que vai permitir que se possa andar em todos os municípios com integração tarifária, o que é um desafio. Teríamos que discutir a possibilidade de um consórcio intermunicipal de transporte para fazer a gerência dessa integração – defende Kleinübing.

De acordo com o prefeito, o próximo passo no processo será reunir os técnicos de transporte dos municípios do entorno para discutir como se dará, na prática, a integração.

Entenda a proposta

– Ônibus de transporte interurbano puro

A partir de janeiro, empresas como Reunidas e Catarinense não poderão fazer paradas na região central. O embarque e desembarque de passageiros será feito exclusivamente na rodoviária

– Fretamentos

Ônibus fretados para transportar funcionários de empresas de grande porte, como Cremer e Bunge, e alunos da Furb, continuarão podendo trafegar na região central, mas em rotas específicas, dependendo do trecho. Os ônibus não poderão mais permanecer estacionados nas ruas, mas somente em estacionamentos

– Ônibus intermunicipais

A intenção é criar um consórcio intermunicipal de transporte, inclusive com tarifa única. Dessa maneira, os ônibus intermunicipais se integrariam ao sistema de transporte de Blumenau, com os passageiros utilizando os terminais urbanos para chegar até a região Central. Esse processo, porém, deve ser estudado e implantando ao longo do ano

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11765.
Editoria: Geral.
Página: 13.