No caminho da federalização

O processo que transformará a Furb em universidade federal dará mais um passo hoje, às 14h, no plenário da Câmara de Vereadores de Blumenau. É que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal fará audiência pública para discutir com a cidadania do Vale do Itajaí o projeto de lei que institui a Universidade Federal de Blumenau, o qual prevê a incorporação da nossa universidade.

Trata-se de uma importante etapa a ser cumprida, pois a aprovação nesta comissão significará claro sinal político ao Ministério da Educação, à Presidência da República e à Câmara Federal quanto à pertinência do projeto. É crucial, pois, a participação dos diversos segmentos da sociedade, interessados em contar com uma universidade pública, gratuita e de qualidade na região.

Ao representarem toda população ansiosa por ver sua reivindicação atendida, e seu direito à Educação Superior observado, aumenta a importância da participação das lideranças sociais. Relatora da matéria, a senadora Ideli Salvatti e os colegas de comissão, a seguir, terão a responsabilidade de apreciar e, eventualmente, aprovar o relatório exarado, com caráter terminativo.

A caminhada prossegue com a elaboração dos projetos para os estudos jurídico, orçamentário-financeiro e do plano político pedagógico da futura universidade federal. Para tanto, emendas parlamentares ao Orçamento da União, dos deputados federais Cláudio Vignatti e Décio Lima, viabilizaram a contratação de consultorias específicas. Mas também permitirão a realização de audiências públicas junto às populações das 14 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí. Através destes encontros, em interação com o Comitê Pró-Federalização e demais interessados, os cidadãos dos diversos setores sociais poderão dizer o que esperam da universidade pública, quais são os seus problemas e o que reivindicam para a melhoria das suas vidas.

Deste debate resultará um relatório-síntese das audiências, contendo as proposições a serem incorporadas ao projeto político pedagógico da nova universidade, o qual, então, será debatido, aperfeiçoado e aprovado em conferência regional que acontecerá em Blumenau. Ao conjunto da documentação a ser encaminhada ao Ministério da Educação, será incorporado o relatório final.

A concepção do projeto para termos uma universidade federal visa, pois, ao cumprimento do papel que lhe foi atribuída pela cidadania desde sua criação, mas agora em condições superiores. Logicamente, o cumprimento das metas que vierem a ser definidas, como em todo processo político – uma vez que se tratará da mobilização dos recursos humanos, bem como dos meios financeiros e técnico-científicos necessários – dependerá do esclarecimento e da mobilização que a população beneficiada for capaz de produzir.

JORGE GUSTAVO BARBOSA DE OLIVEIRA|Membro do Comitê Pró-Federalização da Furb

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11780.
Editoria: Artigo.
Página: 2.