Homenagem à solidariedade

Um ano após as fortes chuvas que deixaram 135 mortos em Santa Catarina, o plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, realizou uma cerimônia de agradecimento aos que auxiliaram nas buscas e na reconstrução das cidades.

A iniciativa foi do deputado Paulo Bornhausen (DEM). O chefe da Defesa Civil do Estado, major Márcio Luiz Alves, e o Grupo RBS fizeram parte da lista de 60 homenageados pelos parlamentares.

Os parlamentares catarinenses reclamaram da dificuldade na liberação de recursos para as obras de prevenção. O Ministério da Integração Nacional foi a pasta que mais teve cortes nesta área. Eles alegam que ainda haveria cerca de R$ 85 milhões destinados para o Estado no orçamento da União deste ano que não foram liberados. O ministro Geddel Vieira confirmou ontem que vem ao Estado, em um evento em Chapecó.

A secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Valente, afirmou que a verba que estaria disponível é de cerca de R$ 60 milhões, mas os projetos do governo do Estado ainda não foram encaminhados. O governador Luiz Henrique prometeu agilizar a busca dos recursos, que precisam ser empenhados até o dia 31 de dezembro.

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8633.
Editoria: Geral.
Página: 22.