Governador assina convênio para asfaltar a rua Dr. Blumenau

INDAIAL – Uma obra esperada por tantos anos, por tantas pessoas e que irá beneficiar não só o município de Indaial como também os municípios vizinhos, que utilizam a rua Dr. Blumenau, em Indaial, para fugir dos congestionamentos que existem na rodovia BR-470. A pavimentação asfáltica de uma das principais vias de Indaial teve seu pontapé inicial no último domingo, dia 15 de novembro, quando o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, veio a Indaial para assinar o convênio visando à liberação de recursos para início da obra.

O evento, realizado na Sociedade Recreativa Progresso, bairro Encano Baixo, foi coordenado pelo prefeito Sérgio Almir dos Santos, e pelo secretário de Desenvolvimento Regional de Timbó, Luiz Polidoro. Na ocasião marcaram presença várias autoridades políticas como o deputado federal, João Matos, os deputados estaduais: Jean Kuhlmann, César Souza Júnior, Gian Carlo Tomellin, Rogério Mendonça (Peninha), o secretário de Estado Turismo, Cultura e Esporte Gilmar Knaesel, o vice-presidente do BRDE, Renato de Melo Viana, o prefeito de Ascurra, Moacir Polidoro, o prefeito de Apiúna, Jamir Marcelo Schmidt, o prefeito em exercício do município de Benedito Novo, Harry Dallabrida, o vice-prefeito de Blumenau, Rufinus Seibt, e demais autoridades locais e regionais, além da presença maciça da comunidade indaialense.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos, ressaltou a importância da obra para os moradores de Indaial, em especial para a comunidade do bairro Encano Baixo, que há diversos anos solicita a pavimentação asfáltica da via. A rua Dr. Blumenau tornou-se, nos últimos anos, um corredor de passagem de veículos vindos dos diversos municípios que margeiam a cidade, servindo como uma válvula de escape para os problemas encontrados na BR-470.

A efetivação do projeto de pavimentação asfáltica é o de garantir mais segurança no tráfego de veículos e, em especial, para a comunidade que reside nos bairros que a Dr. Blumenau integra. O governador, antes de pronunciar-se, assinou o convênio que visa liberar cerca de R$ 3 milhões, e solicitou a todos os deputados presentes que assinassem como testemunhas do ato.

Luiz Henrique enalteceu o trabalho dos deputados e vereadores, afirmando que somente assim é possível fazer uma obra como esta: somente se tiver o apoio destes dois grupos. "O município de Indaial é importante para nós, por isso estamos aqui hoje, trazendo recursos para que a Administração Municipal possa fazer obras e queremos estar aqui para inaugurá-las", destacou o governador. Após o pronunciamento das autoridades, foi servido um almoço organizado pela equipe da Sociedade Recreativa Progresso.

Projeto de pavimentação será completo

Os serviços projetados para serem desenvolvidos na rua Dr. Blumenau consistem em efetuar o capeamento asfáltico sobre a via já pavimentada em paralelepípedo; executar os alargamentos para implantação da ciclofaixa; implantar o sistema de esgoto sanitário e rede de drenagem pluvial; efetuar o aterro dos passeios e implantar um cordão de concreto, assim como a implantação de sinalização vertical e horizontal.

Entre os serviços preliminares, destaca-se a relocação de postes, remoção de cercas e demolição de muros que se fizerem necessárias para implantação do projeto. Também será necessária a complementação da rede de drenagem existente na pista, implantando galerias pluviais, caixas coletoras e caixas de ligação, com o intuito de melhorar significativamente o escoamento das águas.

O projeto também inclui a efetivação de obras complementares que consistem na implantação de meios fios, aterro e revestimento com pedrisco dos passeios. Sendo que está previsto, também, a implantação de sinalização horizontal e vertical ao longo da via projetada.

O investimento preliminar para o desenvolvimento do projeto, segundo a atual Administração Municipal, será de R$ 5 milhões, sendo que o objetivo, neste primeiro momento, será fazer a parte da pavimentação asfáltica, com início previsto para 2010, e depois dar continuidade aos serviços preliminares e importantes, a fim de garantir a segurança da comunidade e dos motoristas que circulam diariamente pela via, paralela à BR-470.

Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1134.
Editoria: Indaial.
Página: 7.