Federalização da Furb: parcerias vão garantir cursos gratuitos em 2010

BLUMENAU – O primeiro passo para garantir a expansão de vagas no ensino superior na região de Blumenau foi dado no último dia 9 de novembro, durante uma audiência pública proposta pela senadora Ideli Salvatti, buscando debater a proposta de federalização da Universidade Regional de Blumenau – Furb. Duas parcerias – da Furb com o Instituto Federal Catarinense e também com a UFSC – vão garantir a oferta de cursos superiores gratuitos já a partir de 2010. A Furb passará a oferecer cursos do Instituto Federal Catarinense e a UFSC cederá técnicos e professores para a oferta de outros cursos.

Esta cessão de profissionais pela UFSC será incluída no parecer final da senadora Ideli Salvatti ao projeto que autoriza o governo federal a transformar a Furb em universidade federal (nº 295/2005). O projeto está em tramitação no Senado, onde a senadora catarinense é a relatora. Outra decisão dos participantes da audiência pública, que também será incluída no relatório de Ideli ao projeto de federalização, é que a universidade será uma instituição de ensino superior não apenas de Blumenau, mas de toda a região do Médio Vale do Itajaí – conforme têm sido reivindicado por estudantes, lideranças sociais, políticas e empresariais da região.

Para a senadora, a reivindicação é absolutamente justa. A região, segundo ela, também precisa ser beneficiada pelo processo de expansão das instituições de ensino da rede federal que está ocorrendo em Santa Catarina via criação das novas unidades dos Institutos Federais (serão trinta até 2010), dos três novos campi da UFSC (Araranguá, Curitibanos e Joinville) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), cuja sede será em Chapecó.

Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1133.
Editoria: Regional.
Página: 3.