ENTREVISTA JAMIR SCHMIDT, PRESIDENTE ELEITO DA AMMVI
O prefeito de Apiúna, Jamir Marcelo Schmidt (PMDB), assumirá a presidência da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) a partir de janeiro. Ele foi eleito, por consenso, em votação aberta entre os prefeitos dos 14 municípios associados, ontem à tarde. Schmidt ocupará a função desempenhada em 2009 por João Paulo Kleinübing (DEM). Ele terá como prioridade a implantação de um novo sistema para destinação do lixo doméstico, além da duplicação da BR-470.
Jornal de Santa Catarina – Como o senhor vê a responsabilidade de estar à frente da entidade?
Jamir Schmidt – Assumi a presidência para coordenar os trabalhos, presidir as reuniões e porque legalmente tem que ter um presidente. Na verdade, a Ammvi é um grupo de prefeitos que trabalham juntos em prol da região. Fui escolhido porque fui reeleito prefeito nas eleições de 2008. Agora, vou fazer o possível para beneficiar os municípios.
Jornal de Santa Catarina – Quais são as prioridades para os próximos anos?
Schmidt – Temos uma série, mas uma delas é o aterro sanitário. Temos um em Timbó mas há municípios com dificuldades com a destinação do lixo doméstico. Estamos buscando um novo sistema para queimar o lixo, visto que os aterros não são ambientalmente corretos.
Jornal de Santa Catarina – A duplicação da BR-470 também está na listagem de prioridades?
Schmidt – Está. Vamos brigar para tirar a duplicação do papel. A questão dos repasses aos municípios feitos pelo Estado, por meio do ICMS, e pelo governo federal, na distribuição do bolo tributário, também é prioridade.
Jornal de Santa Catarina – E a questão da reconstrução dos municípios atingidos pela tragédia de novembro de 2008?
Schmidt – Vários municípios têm problemas, principalmente na área de meio ambiente para reconstrução de algumas áreas atingidas. Para que projetos para construção de muros de contenção possam ser liberados, são necessárias licenças ambientais. Isso trava o processo, mas a Ammvi está dando todo o apoio. Mais do que a reconstrução, a bandeira da Ammvi será para ações de prevenção de novos desastres.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11806.
Editoria: Política.
Página: 4.