SC vai atrás de verba

BLUMENAU – A liberação de dinheiro do Orçamento da União de 2009 para a prevenção de desastres naturais no Vale do Itajaí será discutida hoje, durante audiência na Secretaria Nacional de Defesa Civil, em Brasília. A senadora Ideli Salvatti (PT) e o secretário de Estado da Articulação Nacional, Geraldo Althoff (DEM), vão conversar com a secretária Ivone Valente sobre projetos apresentados pelas prefeituras da região e que podem ter verbas empenhadas para obras a serem executadas em 2010.

Blumenau tem dois projetos em Brasília. Um para a compra de equipamentos e outro para obras de contenção de encostas em loteamentos, como os do Morro Coripós e do Bairro Progresso. Segundo o prefeito João Paulo Kleinübing (DEM), a Defesa Civil Nacional já sinalizou que a compra de equipamentos não pode ser enquadrada como prevenção. Os trabalhos nas encostas, orçados em R$ 35 milhões, têm mais chances. Tanto Kleinübing quanto Ideli estão confiantes na possibilidade de empenho de verbas para alguns dos projetos apresentados pelos catarinenses.

A busca por dinheiro orçado em 2009, mas que ainda não foi empenhado, foi a saída encontrada por municípios, Estado e parlamentares após a bancada catarinense no Congresso deixar de fora a emenda para obras de prevenção no Orçamento de 2010.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11806.
Editoria: Política.
Página: 6.