Conferência Intermunicipal de Cultura atinge as expectativas dos organizadores

TIMBÓ – Os organizadores da Conferência Intermunicipal de Cultura avaliaram como positivo o evento que aconteceu no último sábado, 24, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em Timbó. Os trabalhos iniciaram com o cadastramento de todos os participantes e, em seguida, um grupo de professores da Fundação Cultural de Timbó (FCT) recepcionou a todos com uma apresentação musical. Participaram da Conferência os municípios de Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

O evento obteve ótimos resultados para a etapa estadual, que acontece dia 25 de novembro, em Florianópolis. O ponto alto foi marcado pela palestra ministrada pelo representante do Ministério da Cultura, Leone Silva, que explanou sobre toda a atividade relacionada às conferências, sua importância para as cidades, os objetivos que devemos ter quando buscamos as reivindicações e estratégias que viabilizarão uma nova visão sobre a cultura do país.

Leone discorreu também sobre os consórcios municipais, que podem ser uma ferramenta importante na captação de recursos e que foi ínfima a participação dos municípios catarinenses na primeira edição da conferência. Segundo ele, neste ano, muitos municípios já aderiram a este movimento que ganha força, possibilitando novos rumos na distribuição de recursos pelo Ministério da Cultura. "Ainda estamos muito longe do ideal, que é a participação maciça de todos os municípios, a exemplo do Estado da Bahia, que tem todos os municípios inseridos na conferência", ressalta.

Durante a tarde, as discussões foram divididas em cinco eixos temáticos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Os participantes também lançaram questionamentos acerca do assunto e esclareceram as dúvidas para a próxima etapa, que foi a reunião das propostas de todos os municípios por eixo e discussão das mesmas. Destas propostas, duas foram escolhidas de cada eixo temático para a esfera estadual e duas para a esfera nacional, e colocadas em plenário para aprovação de todos.

O evento contou com a presença de mais de setenta integrantes. Destes, irão para a etapa estadual, três integrantes da esfera governamental mais dois suplentes e seis da sociedade civil, mais dois suplentes.

Para o diretor presidente da Fundação Cultural de Timbó, Jorge Ferreira, principal articulador do evento, é de fundamental importância o apoio recebido pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e a integração destes sete municípios na conferência, para que a região seja contemplada com recursos do Ministério da Cultura.

Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1128.
Editoria: Timbó.
Página: 5.
Jornalista: Juliana Sanches (juliana@jornaldomediovale.com.br).