Ciclo de Estudos da Ammvi reúne gestores municipais da região

BLUMENAU – Aproximadamente 300 agentes públicos, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos das prefeituras, câmaras, autarquias e associações microrregionais de 25 municípios do Médio Vale e Foz do Rio Itajaí, participaram na última semana, dia 14, da etapa de Blumenau do XI Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. Durante todo o dia, os gestores assistiram a palestras com técnicos do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE).

Na abertura, o vice-presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – Ammvi, Jamir Marcelo Schmidt, prefeito de Apiúna, enfatizou a importância do evento para o aperfeiçoamento da gestão pública. "É uma oportunidade para que os agentes públicos esclareçam dúvidas sobre as exigências legais e determinações do Tribunal, de forma que possam exercer uma gestão pública eficiente e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cidadão".

O conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall, vice-presidente da corte catarinense, elogiou o trabalho da AMMVI no assessoramento aos municípios em relação às contas municipais, bem como a parceria que mantém com o TCE, priorizando uma gestão pública municipal transparente e responsável. Dentre os temas abordados estavam os aspectos principais do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentária e da lei orçamentária anual; questões relativas à contabilidade pública municipal, com ênfase às principais alterações e reflexos no sistema e-Sfinge. Além disso, o evento oportunizou o esclarecimento de questões relativas à área de pessoal, concursos, admissão de servidores e terceirizados e concessões.

No evento, os participantes receberam também um livro – na forma impressa e em CD – com informações repassadas pelos palestrantes. No CD, ainda há a cartilha "Início de Mandato: Orientação aos Gestores Municipais" que contém informações relevantes sobre os procedimentos que podem e devem ser adotados para a gestão e prestação de contas pelos cidadãos catarinenses, além de outros textos relacionados à administração pública.

Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1082.
Editoria: Política.
Página: 4.