Conclusão do estudo de impacto ambiental para duplicação da 470 é prorrogado para novembro

BLUMENAU – A conclusão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) das obras de duplicação da rodovia BR-470, prevista para o último mês, foi adiada para novembro. O novo prazo foi anunciado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo o órgão, o estudo está em fase avançada de elaboração, mas, devido à complexidade dos serviços, o prazo precisou ser estendido.

Essencial para o avanço da duplicação, o EIA-RIMA é elaborado para ser apresentado ao Ibama, que irá fornecer a licença ambiental para as obras nos 74 quilômetros entre Navegantes e Indaial. O estudo está sendo feito pela empresa Prosul, de Florianópolis, que venceu a licitação em junho do ano passado. Segundo o Dnit, as análises preliminares, que incluem o estudo do relevo, fauna, solo, vegetação e recursos hídricos da região, já foram feitas, e agora os técnicos estariam integrando os resultados para apontar como o meio ambiente será afetado durante e após as obras e quais medidas podem ser implantadas para amenizar essas consequências.

O Dnit garante que o adiamento da conclusão do estudo não afetará o início das obras, previsto para março de 2010. As outras duas etapas preliminares da duplicação – elaboração do projeto executivo e do Estudo de Viabilidade Econômica – estão em andamento e devem ser finalizados até 30 de novembro. Caso os prazos sejam respeitados, a licitação para a execução das obras será feita este ano. A conclusão da duplicação está prevista para dezembro de 2011. Os recursos – R$ 98 milhões – estão assegurados através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1115.
Editoria: Regional.
Página: 6.