TIMBÓ – Dia 28 de outubro comemora-se o Dia do Servidor Público. Esta data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, no ano de 1937, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil. O motivo da comemoração deve-se ao fato da criação do decreto nº 1713, que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos, criado em 28 de outubro de 1939.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Timbó e Região – Siseti, José Rogaciano dos Santos, não há muitos motivos para comemoração desta data. "O servidor deve comemorar o fato de ter um emprego, mas o salário é desmotivador", ressalta. A atual administração municipal de Timbó concedeu recentemente um reajuste de 7% e uma gratificação no valor de R$ 100,00 para os funcionários públicos do município, representando certa valorização.
O Siseti possui atualmente 1.050 associados e abrange as cidades de Timbó, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Ascurra, Apiúna, Rodeio e Rio dos Cedros. Nos últimos anos, não foram muitas as melhorias conquistadas por esta categoria, mas Santos ressalta que uma das mais importantes foi o reenquadramento no setor administrativo e na saúde, com exceção do setor de enfermagem. "Também tivemos benefícios como cesta básica e a gratificação meretória, conquistada há pouco tempo".
Ainda segundo o presidente do Sindicato, ele acredita que falte valorização para esta classe trabalhadora, incumbida de atender a população. "Falta mais valorização para estes profissionais. No geral, o servidor público sempre serviu de bode expiatório, qualquer mudança na administração do município, os primeiros a terem benefícios cortados são os servidores", explica José Rogaciano dos Santos.
Confraternização vai reunir servidores
Em comemoração ao Dia do Servidor, na quinta-feira, dia 29 de outubro, o Sindicato dos Servidores Públicos de Timbó e Região vai promover uma confraternização para os servidores de Timbó, que acontecerá no Pavilhão Municipal de Eventos Henry Paul, a partir das 19h30min, patrocinada pela Associação dos Servidores Públicos. Todos os associados terão direito a um churrasco e duas cervejas. Para os servidores que não são associados, o churrasco será vendido a preço de custo, no valor de R$ 6,00 cada.
Prefeituras do Médio Vale decretam ponto facultativo
As prefeituras municipais de diversas cidades do Médio Vale decretaram ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público. Em algumas cidades da região, troca-se o dia 28 pelo último dia do mês, considerando o fato de que melhor atende ao interesse público, por isso, as prefeituras de diversas cidades do Médio Vale não terão expediente na sexta-feira, dia 30 de outubro.
Na região, a cidade de Doutor Pedrinho é a única que vai registrar o ponto facultativo no dia 28, quarta-feira, Dia do Servidor Público. As demais cidades do Médio Vale como Timbó, Indaial, Pomerode, Benedito Novo, Rio dos Cedros, Rodeio, Apiúna e Ascurra não terão atendimento ao público na sexta-feira, dia 30, devido ao ponto facultativo.
Em Indaial, ainda, a administração municipal informa que na sexta-feira, dia 30, apenas as unidades de educação infantil do município vão atender em regime de plantão. Para casos de emergência, os cidadãos devem procurar o Hospital Beatriz Ramos. O serviço de coleta de lixo será mantido e a Casan terá plantão para atendimento aos usuários. Os demais serviços voltam ao normal apenas na terça-feira, dia 3 de novembro, devido ao feriado do Dia de Finados, que acontece no dia 2, segunda-feira.
Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1128.
Editoria: Regional.
Página: 15.
Jornalista: Cleide Leal (cleide@jornaldomediovale.com.br).