Termina nesta terça-feira (1ª) o 7º Congresso Catarinense de Municípios, que está sendo realizado deste esta segunda-feira (30), no CentroSul, em Florianópolis. O encontro, que tem como tema "Administração municipal e meio ambiente: desafios e oportunidades", reúnem gestores públicos municipais de Santa Catarina para debater assuntos relacionado à administração pública. Entre eles gestão municipal, arrecadação, meio ambiente e saneamento básico.
O congresso é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em parceria com a Assembleia Legislativa.
Segundo o presidente da Fecam, Ronério Heiderscheidt (PMDB), prefeito de Palhoça, a programação foi elaborada de acordo com as principais necessidades dos municípios. "Escolhemos os temas para contribuir de maneira significativa com o trabalho do gestor na Prefeitura", diz, informando que, em paralelo, acontece a 5ª ExpoFecam – exposição de produtos, serviços e tecnologias voltados à gestão municipal. "Ao todo são 22 estandes, entre patrocinadores e expositores", completa.
Abertura
A abertura do congresso contou com a participação do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), do vive, Leonel Pavan (PSDB), do presidente do Alesc, do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, do prefeito da Capital, Dário Berger (PMDB), entre outras autoridades.
Luiz Henrique destacou a função do prefeito na relação com a população. "Os prefeitos não sabem a força que têm", afirmou, conclamando os prefeitos a lutarem por um novo pacto federativo. "É na cidade que a pessoa vive e ali que desfruta da educação, saúde e esporte. Com dificuldades financeiras, o prefeito não consegue ter condições de dar uma resposta rápida à população', argumentou.
Na opinião de Pavan, o congresso vai permitir um maior contato entre os gestores públicos de todo o Estado. Ele também ressaltou o desempenho dos prefeitos. "É ele o grande chefe do município e a população procura exatamente o prefeito para dar fim aos problemas", disse.
Veículo: Jornal Folha de Blumenau.
Edição: 345.
Editoria: Política.
Página: 4