Marcha a Brasília

"Alternativas para Superar a Crise". Este é o tema da 12ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começou ontem (14) e segue até a quinta-feira (16). A atividade está sendo realizada no Brasília Alvorada Hotel, na capital federal, com a participação de mais de quatro mil gestores públicos de todo o país.

Pedro Celso Zuchi, prefeito de Gaspar e segundo presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) é um dos participantes da marcha. Para ele, esta é uma oportunidade para que os municípios exponham suas principais reivindicações.

"É um momento também de cobrarmos o comprometimento das outras esferas de governo para que possamos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos", ressalta Zuchi

O prefeito de Gaspar aproveitará a oportunidade para rever alguns benefícios solicitados em prol do município. Entre as ações está a verificação da situação dos projetos de pavimentação asfáltica e drenagem pluvial das ruas José Anastácio da Silva, Leopoldo Alberto Schramm, José Schwartz, Cohab e José Krauss. Além disso também verificará a situação das verbas para a primeira etapa do projeto "Gaspar Cidade Rio".

Na pauta da marcha estão temas como a crise econômica que afetou as transferências aos municípios, o Pacto Federativo e a regulamentação da Emenda Constitucional 29/2000. O evento conta ainda com a participação de senadores, deputados, governadores estaduais, ministros e o presidente da República. Representando a Ammvi participam da mobilização os prefeitos de Brusque, Guabiruba, Rodeio, o vice-prefeito de Apiúna e o secretário executivo da Associação.

Sobre a marcha

Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a marcha é um dos maiores espaços de debates das administrações municipais. Nos últimos anos o movimento comemorou diversas vitórias, como a consolidação do aumento de 1% na transferência do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Veículo: Jornal Metas.
Edição: 605.
Editoria: País/Estado.
Página: A12.